CLIMA DE VIAGEM

O que fazer em Paraty - RJ

por Redação

Oferecimento

 O período chuvoso ocorre de dezembro a março, com chuvas fortes e breves. No inverno, entre junho e agosto, as chuvas são menos frequentes, mas podem durar mais.

 


O que fazer:

Paraty tem uma arquitetura tradicional da época colonial, e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, uma visita ao Centro Histórico de Paraty é uma viagem no tempo para o século 17. Com fachadas coloridas Paraty pode ser melhor apreciada com passeios em dias de calor, mas chuvas repentinas podem surpreender o turista, e tornar os paralelepípedos centenários escorregadios. Para curtir esta arquitetura tradicional do lado de dentro é possível visitar alguns sobrados, igrejas, alambiques e museus que abrigam muito da cultura de Paraty. Esta programação é ideal para fugir da chuva, mas também das temperaturas mais baixas no inverno.Toda semana o Teatro Espaço tem apresentação do espetáculo Teatro dos Bonecos, premiado internacionalmente.

 

Paraty é muito procurada por sua natureza. Praias sem ondas são ideias para curtir o sol e nadar, mas também para passear de barco. Trilhas pela Mata Atlântica levam o turista para praias escondidas ditas selvagens. O com importância histórica e cultural Paraty sedia eventos festivos o ano todo, dentre eles eventos culturais, esportivos, religiosos e gastronômicos. Vale notar que na cheia da maré alta parte das ruas é inundada, mas o fenômeno é conhecido e não chega a ser um incomodo nas festividades.

 

Eventos que acontecem na cidade:

Folia de Reis - Tradição portuguesa,  a festa acontece em janeiro. Músicos locais e artistas passam de casa em casa pelas ruas de Paraty cantando com alegria e em estilo tradicional dos foliões contando a história do nascimento de Jesus e a viagem dos Reis Magos. O evento acontece numa época de calor chuvas breves e tempo abafado.

 

Carnaval - Com sete blocos principais, foliões tomam as ruas de Paraty em fevereiro todos os anos. Com marchinhas tradicionais e muita descontração o evento atraí cada ano mais visitantes. Apesar de menos sol por causa de nuvens, e chuvas durante o dia o evento acontece a noite, e o tempo abafado garante o calor.

 

FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty acontece em julho e traz nomes importantes da literatura brasileira, para palestras, mesas redondas e debates. Além disso apresentações de MPB, diversificam ainda mais as intervenções artísticas que ocorrem pela cidade. As temperaturas mais baixas, apenas aumentam o charme e o prazer da leitura.

 

Diversos gostos e diversos eventos ao longo do ano fazem do turismo a base da economia de Paraty.

DESTINOS TURÍSTICOS NO BRASIL