Danny pode ser o 1° furacão da temporada

19/08/2015 às 13:46
por César Soares

Oferecimento
Até o momento não tivemos a presença de furacões no Atlântico Norte

Ana, Bill e Claudette, estes 3 foram sistemas tropicais que se formaram no Oceano Atlântico Norte. Em todos os casos tivemos a formação de tempestades tropicais que não evoluíram para furacões, mas a formação da tempestade tropical Danny pode mudar essa estatística e se tornar o primeiro furacão da temporada no Atlântico Norte.

Danny começou a se formar na última terça-feira (18) e ainda era classificado apenas como uma depressão tropical número 4, devido a baixa intensidade o sistema ainda não tinha nome. Mas exatamente conforme o previsto, o seu centro de baixa pressão atmosférica se intensificou a ponto de dar origem a uma tempestade tropical.

 

 

O Centro Norte-Americano de Furacões (NHC - sigla em inglês) informa que Danny tem um centro de baixa pressão estimado em 1000hPa, ventos médios sustentados de 85 km/h e rajadas que podem alcançar os 120 km/h. 

A previsão indica a intensificação entre a quinta-feira (20) e a sexta-feira (21) momento no qual ele deve ser reclassificado para a categoria 1 de furacão. Os modelos apontam ainda que as ilhas de Dominica e Guadalupe, nas Pequenas Antilhas, devem ser atingidas pelo ciclone tropical.