Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

O dia das tempestades

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

O dia 8 de setembro de 2015 garantiu sua presença na retrospectiva meteorológica do ano por suas tempestades. A chuva muito forte e a ventania causaram grandes estragos especialmente sobre o Estado de São Paulo, onde foi registrada a passagem de uma extensa e forte Linha de Instabilidade. O sistema atingiu todas as regiões do Estado de São Paulo entre manhã e a tarde do dia 8, avançando sobre o centro-sul e sudoeste de Minas Gerais e sobre o centro-sul do Rio Grande de Janeiro no decorrer da noite.

Os grandes cumulonimbus fizeram o dia virar noite. Foi um verdadeiro festival de chuva com vento, só vento, dilúvio, raios e nuvens assustadoras.  Como é uma Linha de Instabilidade? Como identificar no céu? A LI é um conjunto de cumulonimbus (Cb, na forma abreviada), que se deslocam juntos, ao mesmo tempo. No horizonte, parece que é uma nuvem só, mas muito extensa. A super Linha de Instabilidade de 8 de setembro foi registrada por Shirley quando chegava a cidade paulista de  Joanópolis.

 

 

 

Deu medo na hora, mas mesmo assim, muita gente encarou, registrou os fenômenos meteorológicos e compartilhou com a Climtempo. Acompanhe a história meteorológica do 8 de setembro de 2015.

A Linha de Instabilidade (LI) começou a avançar pelo oeste de São Paulo no início da tarde provocando a chuva forte e a ventania na região de Martinópolis (por Rodolfo Leandro)

 

 

As enormes nuvens da LI assustaram a população ao chegar sobre Jaguariúna (SP). Não tinha tornado dentro dela, mas o vento foi forte. (por Leonardo Miranda)

 

 

A forte linha de instabilidade também provocou temporais sobre a Grande São Paulo. A chuvarada em Suzano foi registrada por Natalia.

 

E o verdadeiro dilúvio sobre Atibaia (SP)

 

 

A chuvarada da LI chegou a Pouso Alegre, no Sul de Minas, com muitos raios e Henrique registrou.

 

 

Boa Esperança, também no Sul de Minas, sentiu a chuva forte e ventania da Linha de Instabilidade de 8 de setembro.

 

As nuvens carregadas da LI também chegaram ao Rio De Janeiro e a chuva caiu forte no bairro de Deodoro. Luiz Felipe registrou.

 

 

Perdeu a chance de filmar e fotografar as tempestades de 8 de setembro de 2015? Você terá outra oportunidade! Novos temporais são esperados já a partir desta quinta-feira, mas principalmente na sexta-feira no centro-sul do Brasil. Paraná,  Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, o cetro-oeste e o sul de Minas Gerais são os estados mais cotados para terem tempestades.

Então, PARTICIPE! O vídeo de sua cidade pode ser destaque no nosso canal do Youtube, site e redes socais.

É só gravar a condição do tempo e mandar para o Whatsapp da Climatempo: 11 9 9420-7548.

 

Mais temporais à vista!

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias