Mais chuva no Brasil até o Natal

10/12/2015 às 18:04
por Josélia Pegorim

Atualizado 11/12/2015 às 10:22

Oferecimento
Confira a tendência para 15 dias

O ano de 2015 começou sob a influência de um forte bloqueio atmosférico que atuou em janeiro reduzindo a instabilidade no país. Normalmente janeiro é um dos meses com mais chuva no Brasil, mas com o bloqueio, o mês terminou com chuva abaixo da média em praticamente todo o país. No mapa de anomalia (diferença em relação à média) os tons de azul representam volumes de chuva acima do normal para o mês.

 

 

 

 

No decorrer de 2015, a medida que o fenômeno El Niño se estabelecia e se intensificava, os ventos foram mudando de direção e a chuva foi se concentrando e caindo cada vez mais forte sobre o centro-sul do Brasil. Novembro terminou com chuva acima da média em praticamente todo o Sul, no sul de Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no centro-sul do Rio De Janeiro e de Minas Gerais.

O mês que normalmente já é de pouca chuva na maioria das áreas do Nordeste e do Norte, terminou com chuva abaixo do normal nestas regiões.

 

 

 

 

Entramos em dezembro com temporais ocorrendo sobre várias áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste. A chuva diminuiu novamente sobre o norte de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo, mas há uma expectativa de que comece a chover em parte do Nordeste.

 

 

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta a distribuição da chuva sobre o Brasil até o Natal.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Natal - RN

24°
min

31°
max

15mm / 83%