Oferecido por
O ano de 2015 começou sob a influência de um forte bloqueio atmosférico que atuou em janeiro reduzindo a instabilidade no país. Normalmente janeiro é um dos meses com mais chuva no Brasil, mas com o bloqueio, o mês terminou com chuva abaixo da média em praticamente todo o país. No mapa de anomalia (diferença em relação à média) os tons de azul representam volumes de chuva acima do normal para o mês.
No decorrer de 2015, a medida que o fenômeno El Niño se estabelecia e se intensificava, os ventos foram mudando de direção e a chuva foi se concentrando e caindo cada vez mais forte sobre o centro-sul do Brasil. Novembro terminou com chuva acima da média em praticamente todo o Sul, no sul de Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no centro-sul do Rio De Janeiro e de Minas Gerais.
O mês que normalmente já é de pouca chuva na maioria das áreas do Nordeste e do Norte, terminou com chuva abaixo do normal nestas regiões.
Entramos em dezembro com temporais ocorrendo sobre várias áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste. A chuva diminuiu novamente sobre o norte de Minas Gerais e sobre o Espírito Santo, mas há uma expectativa de que comece a chover em parte do Nordeste.
A meteorologista Josélia Pegorim comenta a distribuição da chuva sobre o Brasil até o Natal.