Temporais atingem a fronteira com o Uruguai

17/12/2015 às 12:23
por Josélia Pegorim

Atualizado 17/12/2015 às 16:33

Oferecimento
Volta a chover forte no Sul

Uma forte área de instabilidade, associada a uma nova frente fria, avança do Uruguai e da Argentina para o Rio Grande do Sul.

Imagens dos radares meteorológicos mostravam às 15h30 as áreas de chuva forte sobre o Uruguai e Argentina. Estas áreas de chuva se deslocam para o Rio Grande do Sul no decorrer da tarde.

 

 

 

As imagens de satélite da manhã desta quinta-feira mostravam o aumento da nebulosidade sobre a fronteira com o Uruguai, no sul gaúcho, por causa da aproximação da área de instabilidade, mas até por volta do meio-dia ainda não havia sinal de chuva em território brasileiro. Temporais já ocorriam no Uruguaia e nas províncias argentinas de Buenos Aires e Entre Rios. Em Buenos Aires, o aeroparque registrou uma rajada de vento de 59 km/h às 11 horas local.

 

 

 

As nuvens mais carregadas avançam no decorrer da tarde desta quinta-feira sobre o Rio Grande do Sul trazendo tempestades. O calor que está fazendo no estado vai colaborar para o aumento do risco de temporais. Até a noite, devem chover em todas as regiões gaúchas. Além da chuva forte, há risco de ventania, com rajada de vento mais intensas de 70 km/h a 90 km/h e também o risco de granizo.

Paraná e Santa Catarina também poderão ter fortes pancadas de chuva no decorrer da tarde e noite desta quinta-feira, mas a chuva mais generalizada nestes estados deve ocorrer na sexta-feira e no fim de semana.

 

Grandes áreas de instabilidade podem trazer tornados! Saiba mais sobre os impactos de sistemas severos na construção civil