ZCAS se forma sobre o Brasil

15/01/2016 às 23:57
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba diferença entre ZCAS e ZCIT

ZCAS se forma sobre o Brasil

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) são dois sistemas meteorológicos típicos do verão. Eles são responsáveis por uma grande porção do volume de chuva que ocorre durante um ano na maioria das áreas do Norte, do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sudeste. A ZCAS traz a chuva volumosa para o Sudeste e para o Centro-Oeste. A (ZCIT) é responsável pela maior parte da chuva anual do Nordeste e do Norte do Brasil.

 

 

 

 

Nos verões de 2014 e de 2015, uma combinação de fatores relacionados com a temperatura da água do mar em determinadas regiões dos oceanos Pacífico e Atlântico dificultou a organização destes dois importantes sistemas meteorológicos provedores de chuva para o Brasil.

O verão de 2016 é um verão com El Niño que não impediu, mas também dificultou a formação da ZCAS. As mudanças na circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera causadas pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico Equatorial dificultam a organização do sistema de alta pressão chamado de Alta da Bolívia, necessário para a formação de uma ZCAS.

Na animação de imagens de satélite  é possível perceber um giro de nuvens no sentido anti-horário (anticiclônico) sobre o Centro-Oeste, o sul da Região Norte e o litoral do Peru. Este giro acompanha o movimento dos ventos na altitude de 10 km onde se observa a “alta da Bolívia”.

 

 

Veja como estava a situação em janeiro de 2015, quando havia um bloqueio oceânico-atmosférico

 

No mapa que mostra a anomalia (diferença em relação à média) da temperatura da água do mar, os tons de azul representam águas com temperatura abaixo do normal (anomalia negativa) e os tons de vermelho-laranja, indicam águas com temperatura acima da média (anomalia positiva).

 

 

 

A grande mancha vermelha (1) que se estende sobre o oceano Pacífico ao largo da costa do Peru é o aquecimento acima do normal que representa o El Niño.

A mancha azul (2) no Atlântico Norte, ao largo da costa norte do Brasil, indica que a temperatura da água do mar está abaixo do normal. Esta situação é desfavorável para a atuação da ZCIT sobre o Nordeste.

A mancha alaranjada (3) na próxima da costa da Região Sudeste indica que a água do mar está com temperatura acima do normal e isto tem ajudado e trazer as frentes frias para a costa do Sudeste, ajudando a formar a ZCAS.

 

Entenda as diferenças entre ZCAS e ZCIT no Explicando o Tempo com Maria Clara Machado