São Paulo continua quente

02/02/2016 às 11:37
por Josélia Pegorim

Atualizado 02/02/2016 às 12:12

Oferecimento
Ar polar passa muito fraco sobre a cidade

Vendo o sol forte lá fora, o céu praticamente sem nuvens e a sensação de calor constante é difícil acreditar que algum ar polar entrou em São Paulo. Mas a análise dos ventos e da temperatura registrada no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista mostra a diferença entre o que aconteceu na madrugada e no começo da manhã de ontem e desta terça-feira

 

Às 9 horas da manhã de hoje, o aeroporto de Congonhas registrava 25°C e ontem a esta hora a temperatura era de 29°C. Não havia sinal de chuva ontem e nem hoje a esta hora, mas a direção do vento é que fez a diferença.

Na madrugada e no começo da manhã de ontem, os ventos no aeroporto de Congonhas, e muitas outras áreas da cidade de São Paulo, sopravam das direções norte e noroeste. Estas direções traziam o ar quente do interior do Brasil para São Paulo

Na madrugada a no começo da manhã de hoje, os ventos sobre Congonhas estavam do quadrante sul. Os ventos de sul trazem o ar frio de uma massa polar que está no litoral da Região Sul, mas com fraca intensidade.

 

 

 

Por ser fraca, esta massa polar não vai conseguir derrubar a temperatura em São Paulo, mas os termômetros já não vão alcançar marcas tão elevadas como ontem ou na tarde do domingo, que foi a tarde mais quente do ano até agora, com temperatura máxima de 33,6°C.

 

Um pouco de chuva

Na imagem de satélite, a cor preta indica lugares onde o céu está com pouca ou nenhuma nebulosidade. As manchas cinzas no extremo sul do estado e que se prolongam até extremo sul da Grande São Paulo, indicam nebulosidade.

 

 

No decorrer do dia, a nebulosidade tende a aumentar sobre a Grande São Paulo, do sul para o norte. Este é o caminho que a  umidade do mar vai fazer guiada pelos ventos sul/sudeste que estão soprando sobre a Grande São Paulo desde a madrugada. Estes ventos trazem a umidade do mar para o continente. Com o calor e o aumento da umidade, algumas nuvens de chuva poderão se formar durante a tarde ou à noite.

 

O calor acabou?

Apesar da entrada destes ventos de origem polar,  a temperatura vai continuar acima do normal por mais alguns dias. O ar polar vai chegar fraco ao Brasil pelo menos até o fim da primeira quinzena de fevereiro. Há condições para chuva, mas que só refresca por pouco tempo. Quando a chuva para, a sensação de calor volta.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%