Queimadas aumentam no BR

14/04/2016 às 15:45
por Angela Ruiz

Oferecimento
Tempo quente e seco predomina na maior parte do país

O tempo quente e seco vai predominar sobre quase todo o Sudeste, Centro-Oeste e parte do interior do Nordeste, nos próximos dias. As temperaturas ficam altas e o alerta é para baixa umidade relativa do ar com índices perto ou abaixo de 30% nestas regiões. 

 

Para se ter uma ideia, ontem (13), de todas as estações medidoras do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação da cidade de Palmeira dos Índios, no sertão de Alagoas, foi a que registrou a umidade mais baixa no país: 18%, seguido da estação da cidade de Caracol, no Piauí, com 19% de umidade relativa do ar.

 

Durante o fim de semana, os níveis de umidade vão baixar um pouco mais em áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, Tocantins, interior da Bahia, Piauí, Maranhão, Pernambuco e também na Região Sul. A população vai sentir os efeitos do tempo seco. É recomendável ingerir bastante liquido e evitar praticar exercícios físicos entre 10 e 16 horas.

 

Tempo seco x Queimadas

 

Com o tempo seco outro problema começa a surgir no Brasil Central: o número de focos de queimada aumenta nesta época do ano. Com isso, a fumaça que se espalha com muita rapidez é motivo de preocupação nos estados que registram os focos. Motoristas que trafegam pelas regiões afetadas devem redobrar a atenção porque a visibilidade nas estradas fica prejudicada.

 

O desconforto para a população é muito grande. Além dos problemas de saúde causados por ingestão do ar poluído, pela fumaça, a fuligem das queimadas entra nas casas e suja facilmente as roupas e todo o ambiente. 

 

Segundo o monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia, nas últimas 48 horas o estado que mais registrou focos de queimadas foi Mato Grosso com 55 ocorrências, seguido de Tocantins (18), Minas Gerais (16), e São Paulo (12) focos.

 

De 01 de janeiro até ontem (13/04) o estado que registrou o maior número de  queimadas foi o Mato Grosso com 3305 focos, seguido por Roraima com 3111 e Pará com 1851. Ao todo, já são 15.687 focos de queimadas espalhados pelo Brasil, o que representa um aumento de 117% se comparado ao mesmo período do ano passado quando foram registrados 10.412 focos.  

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%