Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Para uma boa noite de sono

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    A dificuldade para dormir pode envolver causas psíquicas ou orgânicas. É preciso avaliar a rotina na hora de deitar.

    Dormir bem é fundamental para a saúde do ser humano. Segundo a Dra. Christina Tarabay, do Núcleo de Psico-Oncologia do A.C.Camargo Cancer Center, quando a pessoa não dorme o suficiente, há repercussões negativas tanto no aspecto físico quanto no psicológico. "A quantidade de horas necessárias para o repouso físico e mental varia conforme o indivíduo. Os adolescentes, por exemplo, necessitam de cerca de nove horas de sono para se recompor", diz.


    A dificuldade de conciliar o sono pode ter causas psíquicas ou orgânicas. Segundo a Dra. Christina, nos dias atuais, uma das razões mais comuns apresentadas pelo paciente que sofre de insônia é o estresse. "A pessoa tenta dormir, mas não consegue desligar-se das preocupações, prejudicando o sono." A especialista alerta que três dias de insônia já são suficientes para prejudicar as atividades do dia a dia. Entre os problemas que o insone pode apresentar estão: cansaço, dificuldade de concentração e irritabilidade.


    Antes de buscar ajuda médica, é preciso avaliar se a insônia não está ligada à adoção de uma rotina errada na hora de dormir. De acordo com a Dra. Christina, uma noite de sono tranquila começa com a prática de bons hábitos, como dormir e acordar sempre no mesmo horário, fazer refeições leves à noite e, além disso, não consumir bebidas alcoólicas ou que contenham cafeína, não fazer atividades que exijam concentração, pelo menos, uma hora antes de dormir, tomar um banho morno, deitar-se em uma cama confortável e utilizar cobertas adequadas ao Clima.


    Se mesmo com a adoção de bons hábitos a insônia persistir, a pessoa deve procurar ajuda médica. Antes de tudo, é preciso avaliar se a origem está em uma causa orgânica ou psíquica. "Os baixos níveis de serotonina, um neurotransmissor envolvido na comunicação entre os neurônios, pode ocasionar alterações do sono. Nesse caso, o médico pode indicar o uso de medicação, com dosagem muito bem controlada", afirma. Mas a causa da insônia também pode ser psíquica e, nesse caso, a psicoterapia ajuda a pessoa a identificar e enfrentar o problema.


    Fonte:
    A.C. Camargo
    Psico. Christina Haas Tarabay - CRP 39983

    Titular do Núlceo de Psico-Oncologia do A.C. Camargo 



    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias