Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Chuva provoca destruição em Campinas (SP)

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Chuva provoca destruição em Campinas (SP)

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Um intenso temporal avançou sobre a região de Campinas na madruga deste domingo e provocou diversos danos ao município e à cidades vizinhas, como Hortolândia, Monte-Mor, Barão Geraldo, Joaquim Egídio e Valinhos.

     

    A convergência de ventos sobre São Paulo vem favorecendo a constante formação de grandes instabilidades sobre o Estado desde o início da semana. Ontem a situação não foi diferente: o dia começou com muitas nuvens e chuviscos na cidade de Campinas, mas apenas a partir da tarde, por volta das 14h, começaram as primeiras pancadas de chuva, de forma mais moderada. 

     

    Ao longo da tarde do sábado, nuvens muito carregadas se formavam sobre o interior de São Paulo e foram reforçadas por uma frente fria que avançava pelo mar, entre São Paulo e o Rio De Janeiro. Estas instabilidades se deslocaram ao longo da tarde e noite e foram se intensificando. Entre o final da noite e início da madrugada de domingo, nuvens muito carregadas avançaram sobre a região de Campinas, provocando chuva forte e volumosa, raios, ventania e queda de granizo. 

     

    Nas imagens do radar de São Roque, operado pela Rede de Meteorologia da Aeronáutica, é possível verificar o desenvolvimento destas nuvens carregadas entre a noite do sábado e a madrugada do domingo.

     

    Figura 1: Imagens do radar entre às 23h05 (esquerda) e 23h20(direita), horário de Brasília.

     

    Figura 2: Imagens do radar entre às 23h50 (esquerda) e 00h20 do domingo(direita), no horário de Brasília.

     

    Nuvens de intenso desenvolvimento vertical - Culumonimbus - são responsáveis por esta tempo severo. Foram exatamente estas nuvens que avançaram sobre a região de Campinas, provocando transtornos à população.

     

    Na região do aeroporto de Viracopos, a chuva mais intensa foi registrada por volta da 00h deste domingo, mas não foram registradas rajadas de vento significativas (apenas 17km/h).

     

    No entanto, árvores foram arrancadas pela raiz e casas foram destelhadas, o que sugere que as rajadas de vento podem ter ultrapassado 100 km/h na região, de acordo com a Escala de Beaufort (classifica a intensidade dos ventos com base na destruição). É possível que tenha havia uma microexplosão na região.

     

    Infelizmente a chuva não dará trégua ao município de Campinas, pois até terça-feira novos temporais ainda devem atingir a região.

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias