Oferecido por
A forte massa de ar polar que atua sobre o centro-sul do Brasil provocou mais um recorde de frio nesta sexta-feira. Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, teve a tarde mais fria de 2016 até agora. A temperatura máxima foi de 12,3°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de menor temperatura máxima era de 13,4°C em 3 de junho.
A capital gaúcha amanheceu gelada. A temperatura mínima foi de 4,8°C. O recorde de frio para 2016 é de 3,8°C, registrado em 9 de junho, mas poderá ser batido no fim de semana.
A madrugada desta sexta-feira, 10 de junho, foi a mais fria deste ano nas capitais Rio De Janeiro e Curitiba.
Na cidade do Rio de Janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 11,2°C no bairro Alto da Boa Vista, na zona norte carioca. O recorde anterior para este ano era de 13,4°C, em 24 de maio. A temperatura registrada nesta sexta-feira foi a menor temperatura em 2016 e também a mais baixa no Rio desde 28 de agosto de 2013, quando fez 9,4°C.
Em Curitiba, o recorde de menor temperatura em 2016 foi batido pelo segundo dia consecutivo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 0,8°C nesta sexta-feira. O recorde anterior era de 2,1°C registrado ontem.
A temperatura que ocorreu nesta sexta-feira em Curitiba foi a menor desde 24 de junho de 2013, quando o termômetro marcou 2,1°C abaixo de zero. Para um dia de junho, a madrugada de 10 de junho de 2016 foi a mais fria desde 28/06/2011, quando a mínima foi de 0,7°C abaixo de zero.
Frio vai aumentar
O ar polar que já está forte sobre o centro-sul do Brasil será reforçado neste fim de semana. Isto significa que o ar polar vai atuar com mais força e as temperaturas vão baixar anda mais. Em Curitiba, a temperatura deve ficar abaixo de zero até a próxima terça-feira e volta a gear. No Rio de Janeiro, a temperatura poderá ficar abaixo dos 10°C nas áreas mais elevadas da cidade.
Este intenso ar polar vai começar a enfraquecer sobre o Brasil apenas no fim da próxima semana, o que vai permitir e elevação da temperatura.
Geada em Curitiba em 9/6/16