Ar seco predomina sobre o Brasil

17/06/2016 às 16:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba os afeitos da subsidência

As imagens de satélite do Brasil dos últimos dias do outono de 2016 mostravam grande parte do país com pouca nebulosidade. Na imagem colorizada abaixo, o tom de marrom representa a situação de pouca ou nenhuma nebulosidade e predomina sobre praticamente todas as áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, pelo interior do Nordeste além do Tocantins, parte do Pará, do Amazonas, Acre e Rondônia. A falta de nebulosidade, e consequentemente de chuva, é uma situação comum no outono/inverno.

 

 

 

A recente passagem do ar polar intenso sobre o Brasil entre os dias 10 e 14 de junho deixou o ar mais seco sobre o país, o que reduz naturalmente a nebulosidade e as condições para chuva. Um sistema de alta pressão atmosférica se estabeleceu sobre o país esta semana e vai determinar as condições do tempo em grande parte do Brasil nos próximos dias. O último fim de semana do outono será marcado pelo ar seco, sol e até calor no Brasil. Mas a forte subsidência do ar mantém as madrugadas frias.

Além do ar seco, a subsidência causada por este sistema de alta pressão interfere também na qualidade do ar. A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre o efeito do sistema de alta

 

 

 

pressão sobre o Brasil.

.