Menos geada e mais chuva no Sul

20/06/2016 às 13:30
por Josélia Pegorim

Atualizado 20/06/2016 às 13:32

Oferecimento
Sul registra temperatura negativa pelo 18º dia em junho

O Sul do Brasil voltou a registrar temperatura abaixo de zero pela décima oitava vez em junho de 2016. Desta vez, o ar polar intenso se concentrou sobre o Rio Grande do Sul, mas atingiu também o sul de Santa Catarina, fazendo a temperatura ficar negativa novamente em cidades da região serrana e do planalto sul catarinense.

 

Confira as menores temperaturas no Brasil e na Região Sul registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pelo Epagri/Ciram, de Santa Catarina.

 

 

 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia confirmou a ocorrência de geada, em diferentes intensidades, em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

 

 

 

Menos geada, mais chuva

O ar polar intenso que esfriou mais o Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina será desviado para mar. A circulação de ventos sobre a América do Sul bloqueia a expansão do ar polar intenso para outras do Sul e do Brasil.

Nesta  terça-feira ainda deve gear em áreas do centro-sul do Rio Grande do Sul, mas com afastamento do ar polar intenso para o mar e o aumento da nebulosidade, a temperatura sobe nas outras áreas gaúchas e em Santa Catarina e não deve gear mais.

Novas áreas de instabilidade crescem sobre o Sul do Brasil e provocam chuva especialmente sobre o Paraná e no norte/nordeste de Santa Catarina. Pode chover forte sobre o Paraná até a quarta-feira.

As áreas de instabilidade se afastam e sol predomina no Sul na quinta e na sexta-feira, mas volta a chover já a partir da tarde de sexta no oeste dos estados.

 

Confira a previsão para a Região Sul

 

O primeiro fim de semana do inverno será marcado por muita nebulosidade e chuva no Sul, podendo chover forte nos três estados.