BR quase sem chuva

24/06/2016 às 21:48
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Frentes frias ficam bloqueadas

Um bloqueio atmosférico se estabelece sobre o Brasil nos últimos dias de junho e no começo de julho deixando o ar mais seco e reduzindo a chuva sobre a maioria das áreas do país.

O sistema de alta pressão associado com o ar seco deve ficar centralizado sobre a Região Sudeste nos próximos dias deslocando-se um pouco para norte, em direção ao Nordeste, entre 29 de junho e 1 de julho. Mesmo assim vai influenciar grande parte do Brasil.

A situação de pouca nebulosidade e falta de chuva é comum nesta época que já tem como característica climática o tempo seco, com baixos índices médios mensais de precipitação na maioria das áreas do país.

 

 

Agroclima: análise de tempo e clima para a agricultura, cotações e agronegócio

 

A chuva sobre o Brasil até por volta do dia 9 de julho ficará praticamente toda concentrada sobre o Rio Grande do Sul, nas áreas litorâneas do leste do Nordeste, sobre Roraima e o noroeste do Amazonas. Em particular no Rio Grande do Sul, muitas áreas do estado poderão acumular mais de 200 mm de chuva em 15 dias. Na costa leste do Nordeste, os volumes de chuva acumulados em 15 dias, até 9 de julho, podem alcançar marcas de 100 a 150 mm.

O bloqueio atmosférico da massa de ar seco que se intensifica sobre o Brasil vai impedir o deslocamento normal de pelos menos três frentes frias que devem chegar ao Sul do Brasil, mas não conseguirão avançar para o Sudeste ou para o Centro-Oeste.

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim analisa a chuva sobre o Brasil até 9 de julho.

 

 

 

 

Canal Inverno: dicas de saúde, alimentação, turismo e esportes no inverno