Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Tempo seco em Mato Grosso

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Uma forte massa de ar quente e seco cobre todo o Centro-Oeste do país e vem inibindo a formação de nuvens de chuva nos últimos dias sobre a Região. Com o sol brilhando forte desde cedo, as temperaturas têm ficado elevadas durante as tardes, especialmente no norte de Mato Grosso. Enquanto a temperatura sobe rapidamente ao longo do dia, a umidade relativa do ar, por outro lado, entra em declínio e o índice tem ficado abaixo dos 30% em diversas áreas do Estado.

     

    Às 13h34 deste sábado (12h34 horário local), os municípios de Guiratinga, Gaúcha do Norte e a Cuiabá já estavam com umidade relativa do ar em torno dos 23%. Em Nova Maringá, Nova Ubitaratã, São José do Rio Claro, Sorriso e Sinop, a umidade estava entre 24 e 26%. Ao longo desta tarde, a umidade cai mais e o índice pode ficar abaixo dos 20%, caracterizando já estado de alerta (de acordo com a escala psicrométrica desenvolvida pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas aplicadas à Agricultura (Cepagri)).

     

    As temperaturas elevadas e o tempo seco vêm favorecendo também no aumento do número de focos de queimadas sobre o Estado. Segundo informações do INMET, nas últimas 48 horas foram registrados 88 focos de queimadas em Mato Grosso; o município que apresenta o maior número de queimadas é Tangará da Serra, com 8 focos, seguido por Bom Jesus do Araguaia, com 6.

     

    Desde o início do ano, já foram registrados cerca de 6777 focos de queimadas no Estado, superando em 30% já o número de queimadas registradas no ano de 2015.

     

    Infelizmente, o tempo seco deve perdurar ainda na próxima semana. A rápida passagem de uma frente fria pelo Sudeste, consegue até provocar um aumento de umidade em Mato Grosso, mas não há expectativa de chuva significativa sobre o Estado.

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias