Frio abaixo 0°C em SP e geada na capital

07/07/2016 às 22:29
por Josélia Pegorim

Atualizado 08/07/2016 às 11:10

Oferecimento
Ar fica muito seco nesta sexta

 

As temperaturas despencaram na madrugada desta sexta-feira, porque o centro da massa de ar frio passou em cima do Estado de São Paulo. Praticamente todo o estado teve mínimas abaixo de 10 graus, incluindo a Grande São Paulo.

 

 

Grande SP registra geada

 O ar polar atuou com mais força sobre a Grande São Paulo na madrugada desta sexta-feira, como já era esperado, e em algumas áreas a temperatura ficou abaixo dos 5°C possibilitando a ocorrência de geada.

O fenômeno foi observado na região de Guararema e também em Rio Grande da Serra.

A temperatura mínima oficial na capital paulista nesta sexta-feira, 8 de julho, registrada pelo Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona norte, foi de 9,0°C. Mas na zona sul, o Instituto Astronômico e Geofísico da USP registrou mínima de 5,4°C. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE) registrou 2,9°C no bairro Capela do Socorro, na zona sul, e 4,8°C em São Mateus, na zona leste.

Na Grande São Paulo, o CIIAgro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas) registrou 2,7°C em Juquitiba e o Instituto Nacional de Meteorologia mediu 5,2°C em Barueri.

A madrugada do sábado ainda será bastante fria na Grande São Paulo, com temperatura abaixo dos 10°C. Mas o frio diminui bastante no domingo, com o afastamento do ar polar intenso.

 

 

 

 

Confira abaixo as menores temperaturas registradas durante a madrugada pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 

 

Ao longo do dia o sol predomina e com isso a temperatura sobe aos poucos, mas ao anoitecer volta a esfriar. O dia vai ser de grande amplitude térmica. No sábado o centro da massa de ar polar, que é a região onde o frio é mais intenso, ainda vai estar próximo ao estado de São Paulo, por isso a região da Grande São Paulo ainda terá uma madrugada gelada.

 

Frio por pouco tempo

Pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura registrada este ano na cidade de São Paulo foi 3,5°C, no dia 13 de junho. A previsão é que a capital paulista tenha temperatura na madrugada a abaixo dos 10°C até sábado. Mas desta vez, o frio vai durar pouco tempo. Já no domingo, o frio diminui bastante com o afastamento do ar polar intenso. A sensação à tarde será até de calor.

Na animação, a letra "A" representa o centro da massa polar.

 

 

 

 

Fim de semana muito seco

A passagem desta nova massa de ar polar sobre São Paulo vai deixar todo o estado mais seco do que já está. Os níveis de umidade do ar devem ficar ainda mais baixos do que os níveis observados nesta quinta-feira.

 

 

 

 

Na cidade de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 21% de umidade no ar às 15 horas da quinta-feira, 7 de julho, e foi o menor valor do ano neste horário. Mas na medição feita por instrumentos automáticos, a umidade chegou aos 18%.

No interior paulista, a umidade relativa do ar baixou para 15% em São Carlos, 16% em Pradópolis, 18% em Barra Bonita e para 19% em Taubaté.

chance de alguma chuva no estado de São Paulo é muito baixa nos próximos 15 dias.

 

O mapa mostra a estimativa de chuva para a Região Sudeste nos próximos 15 dias. A cor branca indica ausência de chuva.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%