Risco de chuva forte no Sul do Brasil

08/07/2016 às 17:25
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura sobe no fim de semana

Risco de chuva forte no Sul do Brasil

 

A população da Região Sul não terá que se preocupar com o frio intenso e geada neste fim de semana, mas sim com a chuva.

A combinação do aumento da nebulosidade com o afastamento do ar polar intenso vai permitir uma rápida elevação da temperatura em toda a Região Sul. A mudança no tempo já podia ser facilmente percebida na tarde da sexta-feira pela grande quantidade de nuvens que se espalhou por toda a Região. A maior parte da nebulosidade era do tipo alta, que não era de chuva, e possibilitou a formação do halo solar que foi fotografado em várias áreas do Paraná.

 

 

 

O halo solar é o círculo colorido ao redor do sol, semelhante a um arco-íris, que forma pela interação da luz solar com os pequeninos cristais de gelo que compõem as nuvens altas, que se formam em torno de 6 mil metros de altitude.

 

 

 

As nuvens carregadas, trazendo a chuva, já começavam a entrar no fim da tarde no oeste do Rio Grande do Sul. A pressão atmosférica está caindo novamente no norte da Argentina, o que vai gerar as nuvens carregadas que avançam sobre o Sul do Brasil no fim de semana. Além disso, duas frentes frias vão avançar pelo litoral da Região Sul até a terça-feira, 12 de julho, ajudando a espalhar a chuva sobre a Região. Estas frentes frias não vão provocar frio intenso, mas a chuva poderá ser forte.

O mapa mostra a estimativa de chuva para os próximos cinco dias para a Região Sul. A cor verde representa a chuva mais intensa, que pode superar 100 mm acumulados .

 

 

Confira o comentário da meteorologista Josélia Pegorim