Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Brasília está quente demais

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Brasília está quente demais

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    O recorde absoluto mensal de calor em Brasília foi batido novamente nesta quinta-feira, 14 de julho, pelo quarto mês consecutivo.

    O Instituto Nacional de Meteorologia registrou incríveis 30,8°C em Brasília nesta quinta-feira. Este é novo recorde histórico de calor para julho desde 1962, pois as medições meteorológicas começaram oficialmente em agosto de 1961. Até então, a maior temperatura em julho na capital federal era 30,3°C, em 29 de julho de 2006. Em 2015, a maior temperatura em julho foi 30,1°C, no dia 4.

    Uma temperatura no dígito de 30°C em Brasília em junho e em julho representa muito calor, um aquecimento 5°C acima da média para estes meses. A média de temperatura máxima em junho e em julho em Brasília fica em torno de 25°C

    Para desespero de muitos brasilienses, que não estão acostumados com tanto calor em julho, ainda pode esquentar um pouco mais até a segunda-feira e o recorde desta quinta-feira poderá ser batido. A previsão é de mais alguns dias ensolarados e quentes.

     

     

     

    Um pouco de ar polar à vista

    A esperança de baixar o calor brasiliense está na nova frente fria que chega ao Sul do Brasil nesta sexta-feira, mas que deve ter força para chegar ao litoral da Bahia. Neste caminho, os ventos frios de origem polar podem chegar a Brasília, se misturando com o ar quente para baixar a temperatura. Será como colocar umas duas pedras de gelo no copo de chá quente. Não dá para gelar o chá, só para amornar. Pode ocorrer um aumento da nebulosidade na próxima semana, mas não há expectativa de chuva.

     

    Ano quente

    O ano de 2016 é um forte candidato a ser um dos anos mais quentes já observados em Brasília. Com a chuva escassa, o que significa menos nuvens , e a pouca influência do ar polar, que é normal, o ar tem ficado mais quente do que o normal. Julho de 2016 é o quarto mês consecutivo em o recorde histórico de calor foi batido.

    O único mês em que a chuva superou a média histórica foi janeiro. De fevereiro até junho choveu abaixo do normal.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias