Incêndios e enchentes castigam Estados Unidos

17/08/2016 às 14:56
por Redação

Oferecimento
Enquanto bombeiros anunciam avanços no combate a incêndios, rios continuam enchendo no sul do país.

Fogo atinge diversas regiões da Califórnia e chuvas intensas deixam Louisiana embaixo d'água. Enquanto bombeiros anunciam avanços no combate a incêndios, rios continuam enchendo no sul do país.



Após semanas de incêndios florestais, bombeiros da Califórnia anunciaram nesta terça-feira (16/08) avanços no combate ao fogo no norte do estado americano que já destruiu mais de 170 casas e edifícios na região e devastou mais de 11 quilômetros quadrados.


De acordo com o departamento de Florestas e Proteção ao Fogo da Califórina, 20% das chamas na região do Lower Lake já foi contida. As autoridades anunciaram ainda a prisão de um suspeito de ter provocado um incêndio que se propagou no fim de semana. O homem de 40 anos é acusado ainda de ter provocado, ao todo, 17 focos de incêndio.

 

Cerca de 1,6 mil bombeiros trabalham para conter o fogo na região. As temperaturas amenas e ventos fracos contribuíram para o progresso. A dimensão do incêndio fez com que o governador Jerry Brown declarasse estado de emergência em dois locais.


Há semanas o fogo se propaga por várias regiões da Califórnia. Mais de 9 mil bombeiros trabalham atualmente para conter oito focos de incêndio no estado. Em julho, as chamas destruíram mais de 15 hectares no vale de Santa Clarita, ao norte de Los Angeles. Casas e florestas também foram queimadas na região Big Sur, na costa central californiana.


Enchentes na outra costa

Enquanto o fogo castiga a costa americana no Oceano Pacífico, enchentes devastam o estado de Louisiana, onde ao menos sete pessoas morreram em decorrência das chuvas. Mais de 20 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas.


O presidente americano Barack Obama declarou estado de calamidade pública em Louisiana e liberou fundos federais para ajudar no combate aos danos da catástrofe.


Desde sexta-feira, intensas chuvas atingem o estado, elevando o nível dos rios. A região de Baton Rouge, capital da Louisiana, é a mais afetada pela enchente. Cerca 1,7 mil bombeiros foram mobilizados no estado.


Em alguns locais a água começa a recuar, no entanto, meteorologistas estimam que o nível máximo de vários rios só serão atingidos nesta terça-feira. A tempestade se move lentamente em direção ao norte, mas ainda deve chover no centro do estado por alguns dias.


CN/afp/dpa/ap