Estiagem assola o ES

01/09/2016 às 15:39
por Angela Ruiz

Atualizado 01/09/2016 às 15:47

Oferecimento
Chuva abaixo da média e temperatura elevada nos próximos meses

Desde 2014 o Espírito Santo vem sofrendo com a falta de chuvas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, somente Julho e Outubro tiveram chuva acima da média, conforme mostra a tabela de chuva anula acumulada de 2014.

 

 

Em 2015, apenas os meses de Maio e Junho registraram chuva acima da média com 200 milímetros e 110 milímetros respectivamente, segundo mostra a tabela abaixo do Inmet.

 

 

Em 2016, o quadro de seca se agravou. Só choveu acima da média em Janeiro, quando foram acumulados 185,2 milímetros. De lá pra cá, tem chovido pouco com acumulados abaixo da média nos meses de fevereiro, março, abril, julho e agosto.  

 

 

Realmente, tem chovido muito pouco e o quadro de estiagem que assola o estado capixaba é um cenário desolador. Tanto que o governo do estado já classificou a crise da seca como o pior cenário da história. Ontem (31), alertou a população para a economia de água e que pode haver racionamento dentro de 30 dias se não chover.

 

 

Atualmente, 19 municípios do Espírito Santo estão em situação extremamente crítica, sendo que 17 localidades de 13 municípios abastecidos pela Cesan – Companhia Espírito  Santense de Saneamento passam por racionamento de água. O Rio Jucu e o Rio Santa Maria, que abastecem a Região Metropolitana, registraram vazões abaixo do limite considerado crítico.

 

Dados da Climatempo apontam para uma intensificação dos ventos nos próximos dias. A nebulosidade aumenta e ocorrem pancadas de chuva. A temperatura fica mais amena. “Até o dia 05 de setembro, a umidade alta colabora para ocorrência de pancadas de chuva e a diminuição do calor no Estado, mas sem resolver o problema da seca extrema na região” explica Alexandre Nascimento.

 

O Clima dos próximos meses pode definir o futuro da crise hídrica no Espírito Santo. As expectativas, porém, não são muito animadoras. “Não devemos ter frio significativo no Espírito Santo, o estado deve permanecer com temperaturas elevadas e chuvas abaixo da normalidade. Em 2017, a tendência é de mais chuva, caso o fenômeno La Niña se configure ao longo desta Primavera”, diz Nascimento.