Chuva deixa SC em alerta

04/09/2016 às 10:21
por Aline Tochio

Atualizado 04/09/2016 às 10:24

Oferecimento
Litoral já teve mais de 100 mm, e vem mais chuva por aí

O litoral de Santa Catarina recebeu muita chuva nas últimas 24 horas. Nuvens muito carregadas, associadas a um sistema de baixa pressão entre a superfície e níveis baixos da atmosfera, se formaram no último sábado (03) e despejaram mais de 100 milímetros em algumas cidades. Na imagem de satélite abaixo, das  (horário local), as nuvens mais carregadas podem ser identificadas pelos tons azuis e brancos (quanto mais branca, mais pesada é a nuvem).

 

 

De acordo com as estações automáticas do INMET, várias cidades entre o sul e o nordeste catarinenses tiveram mais de 50 milímetros de chuva no período entre 09h de sábado, 3, e 09h deste domingo. O destaque vai para Florianópolis, que recebeu quase 80 milímetros nessas 24 horas. Já em outro local de medição, o Epagri/Ciram (órgão de meteorologia de Santa Catarina) registrou 112 milímetros na capital.

 

 

Florianópolis recebeu uma das maiores chuvas deste ano. Entre os dias 02 e 03 de março, o INMET registrou 85,1mm em 24h. A normal Climatológica de chuva para setembro na cidade é de 126,8. Ou seja, em 24 horas, Floripa já recebeu quase 63% de toda a chuva que normalmente cai no mês inteiro. E vem mais chuva por aí.

 

Este sistema de baixa pressão começa a se afastar para o mar na manhã de segunda, mas ainda vai provocar rajadas de vento de até 70 km/h no litoral sul e até 90 km/h na região serrana de Santa Catarina no decorrer deste domingo e na manhã de segunda-feira. Porém outro sistema vai se formar em níveis baixos da atmosfera, entre o Paraná e Santa Catarina, e os dois sistemas vão dar origem a um grande ciclone extratropical. Toda a instabilidade gerada vai formar mais áreas de nuvens pesadas e ainda há risco de chuva forte, raios e ventania no sul, leste e nordeste de Santa Catarina entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira (06). Essas áreas ficam em alerta para o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

28°
max

15mm / 90%