Pode nevar pela quarta vez no ano

06/09/2016 às 11:00
por Maria Clara Machado

Atualizado 06/09/2016 às 14:43

Oferecimento
Temperaturas despencam no Sul neste feriado

Este inverno está sendo marcado por fortes ondas de frio no Sul do Brasil e nesta quarta-feira há  chance de nevar novamente. Se confirmado, será o quarto evento de neve de 2016. O último aconteceu no dia 21 de agosto na serra catarinense.



Um grande ciclone extratropical se desloca ao largo da Região Sul do Brasil e seus ventos persistentes estão levando instabilidades e principalmente muita umidade para as áreas serranas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ao mesmo tempo uma forte massa polar, vinda da Argentina e do Uruguai, começa a se deslocar continentalmente sobre o Sul do Brasil. Nesta quarta-feira (7), feriado de 7 de setembro, o frio aumenta por todo o Sul. O frio mais intenso é esperado para o alto da serra catarinense, onde a temperatura deve cair para a faixa de zero grau.

Essa combinação dará novamente a possibilidade da ocorrência de neve ou chuva congelada nos pontos mais altos da serra catarinense. A maior chance de ver a neve em cidades como Urubici, Urupema e São Joaquim, será entre a madrugada e o começo da manhã desta quarta-feira. 

"Alta umidade, frio intenso e instabilidade atmosférica vão dar a condição para a ocorrência de neve novamente. A circulação de vento de um ciclone é a responsável pelo transporte de umidade. Um cavado nos níveis médios da atmosfera (com geopotencial baixo) favorece a formação de áreas de instabilidade e, um sistema de alta pressão,oriundo da Argentina, provoca acentuada queda de temperatura", explica a meteorologista Fabiana Weykamp.  


No modelo de pressão para o dia 7, a letra B representa o centro do sistema de baixa pressão, ou o ciclone extratropical, que está ao largo do Sul do país. A letra A representa o centro da alta pressão, indicando a entrada da massa polar sobre a Região.


Confira as condições do tempo que podem favorecer o fenômeno na região: 

 

 

Quer saber como a neve se forma? Confira no Explicando o Tempo!

Veja também:
Chuva diminui e frio aumenta no Sul 
Feriado com ar polar no centro-sul do Brasil