Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana de muito calor no Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

O ar seco começa a atuar sobre as áreas centrais do Brasil com maior ênfase ao longo da próxima semana. Os ventos mudam de direção, deixam de soprar de sul, transportando o ar de origem polar e passam a soprar de norte, transportando o ar quente e seco. E é exatamente por essa situação que teremos uma grande elevação de temperatura para o início da próxima semana sobre áreas do Centro-Oeste e Sudeste.

 

 

Entre os dias 11 e 15 de setembro a média das temperaturas máximas sobre o Centro-Oeste do Brasil cariam dos 32°C aos 38°C. Diversas áreas do Sudeste também terão temperaturas máximas acima dos 30°C, inclusive a capital paulista. A última vez que a cidade de São Paulo teve temperaturas acima dos 30°C foi em 29 de agosto de 2016 com 31,4°C. Dessa forma, o mês de setembro de 2016 ainda não registrou temperaturas tão quentes, bem diferente do ano de 2015 onde o mês de setembro começou com temperatura de 30,7°C em seu primeiro dia.

 

Outro agravante da persistência do ar seco, fica por conta do aumento no número de focos de incêndio e queimadas. A vegetação seca é queimada com uma facilidade muito maior. A qualidade do ar também tende a piorar, principalmente sobre os grandes centros urbanos com a poluição atmosférica que não consegue se dissipar.

 

A Região Sul ainda terão máximas um pouco mais baixas ao longo do período, isso se deve a passagem das frentes frias que vão trazer nebulosidade e chuva, o que favorece a queda de temperatura.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias