Oferecido por
Estamos nos últimos momentos do inverno 2016, e é claro que esta situação já fica evidente também nas temperaturas sobre diversas áreas do Brasil. Afinal as ondas de frio já não ocorrem com tanta frequência ou intensidade desde o início do mês de setembro, sobre diversas áreas do Sudeste. Destaque para as temperaturas mínimas de São Paulo, que desde o início do mês de setembro ficaram acima dos 10°C.
No mapa de tendência de temperatura para a Região Sudeste é possível ver que a semana vai começar com temperaturas máximas elevadas (tons em amarelo, laranja e rosa), mas com o passar dos dias a temperatura volta a cair (tons em verde).
Mapa de Temperatura Máxima para o Sudeste. Clique na imagem e confira a previsão para todo o Brasil
Esta queda de temperatura vai ocorrer por conta da passagem de uma frente fria, que vai trazer mais nebulosidade, pancadas de chuva e até mesmo um pouco de ar polar. Esse sistema está associado com um forte ciclone extratropical, que também vai fazer com que os ventos se intensifiquem sobre a costa da Região Sul e também da Região Sudeste.
Veja mais em: Ciclone extratropical muda o tempo na próxima semana
Dessa forma, tanto o estado do Rio De Janeiro quanto o São Paulo terão um início de semana com tempo firme, devido ao ar seco, e temperaturas em elevação, mas a chegada das áreas de instabilidade em uma atmosfera bem aquecida vai fazer com que as pancadas de chuva também ocorram sobre essas áreas.