ALERTA

1 notificações

Temporais retornam ao Sudeste

18/09/2016 às 15:47
por Michele Fernandes

Oferecimento

A Primavera terá início na próxima quinta-feira, 22 de Setembro, às 11h21, e a estação é caracterizada por um período de transição; de um tempo predominantemente seco e frio, para um período úmido e quente.

 

Embora a estação só comece oficialmente no final desta semana, o padrão de circulação da atmosfera já vem se adaptando há algum tempo, por isso os temporais já voltaram à algumas áreas do Sudeste. De agora em diante, as pancadas de chuva se tornarão mais frequentes, mas ainda vão acontecer de forma isolada.

 

A semana já começa com mudanças no tempo na região Sudeste; no sul, oeste e leste paulistas, a chuva acontece logo pela manhã e se estende ao longo do dia, devido à uma frente fria que se forma e avança pelo litoral do Estado. Nas outras áreas de São Paulo, no sul e oeste de MG e no RJ, entre o final da tarde e a noite voltam a ocorrer pancadas de chuva, que podem ser fortes, mas acontece de forma isolada.

 

Na terça-feira, o sistema avança ao largo do Sudeste e muda completamente o tempo no RJ e no sul e oeste de MG, provocando chuva ao longo do dia. Já no ES e entre o leste e o noroeste mineiros, as pancadas de chuva retornam entre o meio da tarde e a noite.

 

Na quarta-feira, o tempo vai ficar instável no leste de MG e no ES, com chuva a qualquer momento, até com forte intensidade. Já no norte mineiro, voltam a ocorrer pancadas de chuva a partir da tarde.

 

Na imagem a seguir é possível verificar que os maiores volumes de chuva vão se concentrar no litoral e na Grande SP,  no centro-norte do Rio De Janeiro, na Zona da Mata e no leste de MG e no centro-sul do Espírito Santo, onde os acumulados devem ultrapassar os 30mm.

 

 

 Além da chuva que se espalha sobre a Região, uma massa de ar polar vai provocar queda acentuada de temperatura e a nova Estação será marcada por frio no Sudeste.

 

Embora a semana comece com chuva, vai terminar seca e com temperatura em elevação na Região.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP


min

16°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

12°
min

22°
max

5mm / 90%