Frente fria provoca temporais em MG

25/09/2016 às 23:38
por Josélia Pegorim

Atualizado 26/09/2016 às 10:02

Oferecimento
Vento passou de 80 km/h em Confins

O deslocamento de uma frente fria sobre o Sudeste do Brasil durante o domingo, 25 de setembro, estimulou a formação de nuvens carregadas em diversas áreas de Minas Gerais que provocaram temporais.

 

 

No primeiro domingo da primavera, várias localidades mineiras tiveram chuva forte com muitos raios, ventania e até granizo. Na noite do domingo, 25, às 22 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma rajada em 83 km/h em Ibirité, na Grande Belo Horizonte. Em Dores do Indaiá outra rajada alcançou 78 km/h às 16 horas do domingo.

A chuva acumulada em apenas 24 horas correspondeu a quase toda a média normal de chuva para setembro. Confira os maiores acumulados de chuva sobre Minas Gerais registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia entre 8h do dia 25 e 8 horas de 26 de setembro de 2016.

 

 

Temporal alaga BH

A Grande Belo Horizonte enfrentou o primeiro temporal de primavera na noite do domingo, 25 de setembro. O grande volume de chuva em pouco tempo formou rapidamente enxurradas em ruas da capital mineira.

A chuva forte causou alagamentos, enchentes e falta de energia em vários bairros de Belo Horizonte. Segundo informação da imprensa local, carros foram arrastados pela força da água na avenida Francisco Sá, no bairro Prado, região oeste da cidade.

A chuva forte veio com ventania e muitos raios. No aeroporto internacional de Confins, uma rajada de vento chegou aos 85 km/h às 22 horas. O aeroporto da Pampulha teve rajadas de 43 km/h às 21h26.

Na animação das imagens de satélite é possível ver as nuvens carregadas que provocaram o temporal na Grande Belo Horizonte. Elas aparecem como manchas em azul claro.

 

 

As nuvens de temporal se formaram com o impacto do ar abafado que ainda predominava durante a tarde sobre a Grande Belo Horizonte com a passagem da uma frente fria. A temperatura neste domingo chegou a cerca de 28°C.

Nesta segunda-feira, a frente fria avança para a Bahia e ainda provocará chuva sobre o centro, norte e leste de Minas Gerais. Ainda deve chover sobre a Grande Belo Horizonte, mas a não devem ocorrer mais temporais.

O tempo firme e o sol voltam a predominar de terça à quinta-feira, mas há previsão de chuva novamente a partir da tarde de sexta-feira.

 

Confira a previsão climática para a primavera de 2016 na Região Sudeste

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belo Horizonte - MG

18°
min

28°
max

10mm / 90%