Matthew é furacão cat 3 e segue para Jamaica

30/09/2016 às 11:14
por Josélia Pegorim

Atualizado 30/09/2016 às 19:40

Oferecimento
Ventos passam de 190 km/h

O furacão Matthew, que começou a se organizar no dia 27 de setembro, se fortaleceu nesta sexta-feira, 30 de setembro e continua se deslocando sobre o mar do Caribe. A pressão atmosférica mínima caiu mais e a força dos ventos aumentou. A região de Aruba e áreas do litoral no extremo norte da Venezuela e da Colômbia ainda sentiam nesta sexta-feira as fortes chuvas provocadas pelo furacão.

 

 

 

 

O boletim meteorológico das 18 UTC (15 horas  em Brasília) do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em Inglês) informava que o centro do furacão Matthew estava a 140 km de Punta Gallinas, no litoral no extremo norte da Colômbia e a 765 km de Kingston, a capital da Jamaica.

 

 

 

 

 

O furacão Matthew se intensificou agora é um categoria 3 na escala Saffir-Simpson que vai até 5. O furacão segue para a Jamaica e terá grande impacto também sobre o Haiti. O NHC prevê intensificação nas próximas 48 horas. Às 15 horas, em Brasília, Matthew tinha ventos constantes de 195 km/h, com rajadas maiores, medidos por um avião de reconhecimento especial, e a pressão mínima no centro da baixa pressão era de 960 hPa.

A projeção de deslocamento indica que Matthew passará sobre a Jamaica na segunda-feira, no sul de Cuba na terça e sobre as Bahamas na quarta-feira, 5 de outubro. O furacão deve enfraquecer sobre as Bahamas.

 

 

 

 

Previsões de modelos numéricos mostram Matthew passando muito perto da costa leste da Flórida no dia de 5 de outubro, mas enfraquecido.

 

 

 

Entenda como se forma um furacão

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

28°
max

15mm / 90%