Tempestades entre o TO, PA e MA

30/09/2016 às 10:10
por Josélia Pegorim

Oferecimento

Áreas de instabilidade se intensificaram na madrugada desta sexta-feira entre o Maranhão, o Pará e o Tocantins e provocaram chuva forte e volumosa. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 100 mm de chuva acumulados em Araguatins, no extremo norte do Tocantins, entre 3 horas da madrugada e 9 horas da manhã. Em Grajaú, no sudoeste do Maranhão, cidade próxima da divisa com o Tocantins,  choveu 62,8 mm entre 1 hora da madrugada e 9 horas da manhã. Em Marabá, sudeste do Pará, próxima da divisa com o Tocantins, choveu 57,8 mm em apenas 1 hora, entre 8 e 9 horas da manhã.  Todas as medições consideram o horário de Brasília.

 

Na animação, as nuvens mais carregadas aparecem como manchas em vermelho e em azul claro

 

 

 

Estas áreas de instabilidade persistem no decorrer desta sexta-feira e mais temporais, em outros locais desta região entre o Tocantins, o Pará e o Maranhão poderá receber grandes volumes de chuva.

 

Confira a Previsão para o Norte do Brasil

 

A chuva é bem vinda, pois alimenta rios, aumenta a umidade no solo para os novos plantios, controla focos de fogo e dispersa a fumaça de queimadas. Além disso, chuva e a grande quantidade de nuvens aliviam o calor intenso para a população.


Veja como ficará o tempo no Nordeste nos próximos dias

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF


min

24°
max

0mm / 0%