Chuva de novembro é do centro-norte do BR

07/11/2016 às 15:58
por Josélia Pegorim

Atualizado 08/11/2016 às 10:40

Oferecimento
Saiba quando as frentes frias vão passar

A segunda semana de novembro começou com maior concentração de umidade sobre o centro-norte do Brasil. As imagens de satélite do dia 7 de novembro mostravam claramente a diferença de nebulosidade em relação ao centro-sul do país, onde o ar está mais seco e quente. O tom de marrom indica pouca nebulosidade e as manchas e verde, azul e amarelo representam a cobertura de nuvens.

 

 

Estas áreas de instabilidade vão persistir sobre o centro-norte do país e serão reforçadas pela até o dia 22 de novembro por três frentes frias. As duas primeiras serão grandes frentes frias e avançam até a Bahia estimulando o aumento da nebulosidade e ocorrência de chuva sobre parte do Norte, do Nordeste, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil.

O aumento da chuva começa com uma frente fria que passa rapidamente pelo Sul do Brasil no dia 10 de novembro e por volta do dia 12 ou 13 já estará no sul da Bahia. Após o dia 15 de novembro, esta frente fria será reforçada por outro sistema. Estas duas frentes frias podem provocar chuva forte sobre o Sul do Brasil, sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul, mas as condições para chuva voltam a diminuir logo após a passagem das frentes frias.

 

 

 

O mapa mostra a estimativa do volume total de chuva sobre o Brasil para o período de 15 dias, até o dia 22 de novembro. Os maiores volumes, que superam os 200mm acumulados nos 15 dias, devem ser observados sobre estados do centro-norte do país. Desta vez, os estados do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul terão pouca chuva.

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim mostra como a chuva vai se comportar sobre país nos próximos 15 dias.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%