O que esperar do verão 2017?

02/12/2016 às 15:56
por Josélia Pegorim

Atualizado 02/12/2016 às 21:53

Oferecimento
Nova estação começa em 21 de dezembro

Todos os anos começam e terminam no verão, mas poucos anos começam em El Niño e acabam em La Niña.

O início de 2016, o verão de 2016, ocorreu sob a influência de um dos fenômenos El Niño mais intensos já registrados desde os anos 1950, comparável ao El Niño de 1997/1998, o mais forte cientificamente documentado até agora.

O ano de 1998 começou com um fortíssimo El Niño e terminou com uma La Niña moderada e que se prolongou até 2001. O início de 2016 também foi com a influência de um El Niño muito forte e termina com uma La Niña de fraca intensidade.

 

 

La Niña é o fenômeno oceânico-atmosférico caracterizado pela condição da temperatura da superfície da água do mar abaixo da média, na região do oceano Pacífico Equatorial. É o fenômeno oposto ao El Niño, que é aquecimento da água do mar na mesma região do Pacífico.

Como o El Niño, o resfriamento do Pacífico Equatorial também interfere na circulação geral da atmosfera e tem poder para modificar o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta. O Brasil e a América do Sul são influenciados pelo El Niño e pela La Niña.

Um dos efeitos importantes da La Niña sobre o Brasil é o de aumentar a chuva sobre o Nordeste e também estimular a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS, o principal fenômeno atmosférico do verão que provoca muita chuva sobre grande parte do Brasil.

Os meteorologistas Josélia Pegorim e Alexandre Nascimento comentam o que esperar do verão 2017 sob a influência da La Niña.

Esta é uma prévia do verão. Informações mais detalhadas sobre cada Região serão veiculadas pela Climatempo a partir do dia 15 de dezembro.

O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro.