Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Como fica a Grande BH na semana?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

As fortes áreas de instabilidade que ainda estão sobre Minas Gerais e provocaram tempestades na Grande Belo Horizonte e áreas do estado tendem a enfraquecer nesta terça-feira (6). O dia ainda começa com bastante umidade e nebulosidade na região metropolitana, mas o sol reaparece e predomina durante à tarde, sem previsão de chuva. O norte de Minas Gerais ainda fica instável e há previsão de mais pancadas de chuva no decorrer desta terça.


Apesar da trégua nesta terça, a chuva não para completamente durante a semana. O calor aumenta e as pancadas de chuva com raios, típicas desta época do ano, voltam a ocorrer já a partir da tarde de quarta-feira (7) na Grande Belo Horizonte e por outras áreas mineiras. Será uma chuva mais rápida e bem localizada. Somente o norte mineiro vai permanecer numa situação de tempo mais instável e ainda há risco de chuva forte. 


Chuvarada na Grande Belo Horizonte e MG 

A chuva intensa que caiu sobre a Grande Belo Horizonte entre a noite de domingo (4) e a manhã desta segunda-feira (5), provocou diversos estragos sobre a região. Segundo a Defesa Civil, foram mais de 100 ocorrências entre áreas alagadas, deslizamentos de terra e risco de desabamentos. Pelo menos 15 árvores caíram na capital e o trânsito seguiu bastante prejudicado neste início de semana. A Infraero também informou que no aeroporto da Pampulha, a força do vento arrancou parte do teto de três hangares. 


A chuva intensa acumulo mais de 60 mm em várias cidades. Ibirité, na Grande Belo Horizonte, registrou 114 mm entre às 10 horas de domingo e às 10 horas desta segunda, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Foi o maior volume de chuva no Brasil nas últimas 24 horas. No mesmo período, Sacramento registrou 100,2 mm, Manhuaçu 97,6 mm e a região do aeroporto da Pampulha 86,8 mm.

Também choveu muito na capital com volume acumulado de 63,8 mm na estação do INMET. A média histórica de chuva em novembro é bem alta em Belo Horizonte, cerca de 319 mm. Na Climatologia, dezembro é o mês mais chuvoso do ano na capital, seguido pelo mês de janeiro.  


Veja também:  

Como a La Ninã influencia o caminho das frentes frias?

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias