Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Brasil instável

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    O penúltimo fim de semana da primavera promete ser com cara de verão no Brasil. Isto significa ter ao mesmo tempo o sol, calor e sensação de abafamento durante dia e à noite e também muitas pancadas de chuva, especialmente à tarde e noite.

     

    Tempestades da sexta-feira, 9 de dezembro

     

    Foi impressionante a quantidade de chuva que caiu sobre Cotriguaçu, no noroeste de Mato Grosso na sexta-feira, 9 de dezembro. Entre 13h e 15h (hora de Brasília) choveu 80,6 mm! Em 1 hora foram 60 mm! O acumulado entre 19h do dia 8 e 19h do dia 9 chegava a 121,2 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

     

    Em São Carlos, no interior de São Paulo, voltou a chover forte na tarde da sexta-feira. O acumulado de24h, entre 19h do dia 8 e 19h do dia 9 de dezembro somava 94,4 mm.

    E a chuva não deu trégua nesta sexta-feira em Amambaí, no sul de Mato Grosso do Sul. Foram 91,4 mm acumulados entre 3h e 19h

    Na Zona da Mata Mineira, uma verdadeira tempestade caiu sobre Juiz de Fora. Choveu 44,8 mm apenas entre 16h e 17h da sexta-feira. O acumulado de 24h, entre 19h do dia 8 e 19h do dia 9 de dezembro foi de 83,2 mm.

    A chuva caiu muito forte sobre Apuí, no sudoeste do Amazonas.O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 47,0 mm em apenas 1 hora, entre 18h e 19h, pelo horário de Brasília. Rio Branco, capital do Acre, acumulava cerca de 60 mm na madrugada em apenas 2 horas de chuva.

     

    Estes são apenas alguns exemplos de como a atmosfera sobre o Brasil está instável, com grande potencial para provocar chuva

     

    Umidade alta e calor

    O ar quente e úmido predomina por quase todo o país e facilita a formação das grandes nuvens com potencial para provocar fortes pancadas de chuva, com raios e ventos forte.

    A chuva é desejada e aclamada por muitos, mas temos que estar atentos porque a atmosfera sobre o Brasil está e vai continuar instável nos próximos dias, bastante favorável a chuva.

    Os temporais podem ocorrer sobre todas as Regiões do Brasil. A previsão é de que ainda chova muito sobre quase todo o país até o Natal. Muitas áreas, de todas as regiões, poderão acumular mais de 150 mm em 15 dias o que, em muitos casos, representa mais da metade da média normal de chuva para dezembro.

    O mapa mostra a estimativa de chuva até o dia 24 de dezembro. Os tons de verde representam pelo menos 100 mm acumulados em 15 dias.

     

     

    A chuva volumosa de novembro sobre o Sudeste deixou o nível dos rios e dos córregos elevado. Não é preciso mais chover três dias sem parar, como no feriado prolongado de 15 de novembro, para que ocorram enchentes e deslizamentos de terra. Desde aquela chuvarada, o tempo não ficou seco por muitos dias. As pancadas de chuva continuaram e os solos estão com bastante umidade, o que facilita o escorregamento. Além disso, nesta situação, os solos já não conseguem absorver muita água. Assim, com a chuva já não precisa ser tão volumosa e prolongada para causar as enchentes e deslizamento. Os efeitos desastrosos podem surgir até com chuvas moderadas.

     

    Confira como será a chuva no Brasil até o dia 24 de novembro

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias