Atenção para o tempo no CO

12/12/2016 às 15:42
por Angela Ruiz

Oferecimento
Sistema de baixa pressão deve atuar na região

Faltando quase dez dias para a chegada da nova estação, o Clima já está com a cara do verão. Nesta época do ano o ar fica quente e úmido sobre o Brasil e as nuvens de chuva crescem com mais facilidade e é difícil passar o dia sem chuva, principalmente no fim de tarde.

 

 

Na maioria das áreas do Centro-Oeste, a terça-feira (13), será com as características típicas do verão: ar quente e abafado, com períodos de sol, muitas nuvens e as pancadas de chuva principalmente à tarde e noite. Estas pancadas de chuva podem ser fortes em alguns momentos, principalmente entre o leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

 

Um sistema de baixa pressão atmosférica se intensifica sobre a região entre terça e quarta-feira (14) e deve aumentar a chuva entre o leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal com risco de chuva forte e volumosa que podem causar problemas nas áreas urbanas. Somente no sul de Mato Grosso do Sul é que não há expectativa de chuva , devido a presença de um ar mais seco e quente.   

 

Nas vésperas do solstício de verão o número de horas de sol aumenta sobre o Brasil. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente à Terra na linha do Trópico de Capricórnio. A nova estação "verão" começa dia 21 de Dezembro às 08h44min minutos, horário de Brasília.

 

Os meteorologistas Josélia Pegorim e Alexandre Nascimento comentam sobre os principais influências do fenômeno La Niña no verão 2017. Veja a matéria:

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%