Confira onde vai ter muita chuva no Norte

12/12/2016 às 12:07
por Maria Clara Machado

Atualizado 12/12/2016 às 17:06

Oferecimento
TO foi destaque no fim de semana

A semana começou com ar abafado, o céu cheio de nebulosidade e muitas instabilidades espalhadas pela Região Norte. A madrugada já foi de chuva forte em Porto Velho, Rondônia com acumulado de 56,4 mm no período entre uma e duas da manhã, pelo horário de Brasília. Em 24 horas, foram acumulados 60,2 mm. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 


As imagens de satélite mostram as áreas de instabilidade sobre quase todo o Norte, exceto sobre o Amapá e Roraima, que amanheceram com o tempo mais aberto. Nesta segunda-feira (12), em todas as áreas há previsão de pancadas de chuva com raios. No decorrer da tarde e da noite muitas áreas de Rondônia, Acre, Amazonas, centro-sul do Pará e o Tocantins voltam a ter chuva forte, com possibilidade de grandes volumes em poucas horas. O tempo permanece muito abafado. 


Choveu muito no Tocantins no fim de semana. Em Pedro Afonso, o acumulado chegou a 86 mm, entre às 10 horas de sábado (10) e às 10 horas de domingo (11). Em Pium, choveu quase 50 mm no mesmo período.  A semana promete ser bastante instável no Tocantins. Os meteorologistas da Climatempo alertam para o risco de temporais por vários dias consecutivos. Pelo menos até quinta-feira (15), o Tocantins terá chuva frequente, forte e volumosa que pode passar dos 100 mm. 

A previsão indica ainda uma intensificação da chuva com grandes volumes estimados para o centro-sul do Pará, parte leste do Amazonas e a parte sul de Rondônia. Nesta terça-feira (13), o litoral do Amapá também terá um aumento da chuva. 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Velho - RO

24°
min

30°
max

20mm / 67%

Brasília - DF

19°
min

27°
max

4mm / 90%