BR entra no verão com muita umidade

21/12/2016 às 23:26
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba como será a última frente fria de 2016

A imagem de satélite colorizada abaixo mostra a disponibilidade de vapor d´água sobre o Brasil por volta das 22h de 21/12/2016. As grandes áreas azuladas, que parecem esfumaçadas, representam o vapor de água. Elas cobrem praticamente todo o Brasil, o que significa que há muito ar úmido sobre o país. As poucas áreas em azul muito escuro, quase preto, representam o ar seco, onde há pouca umidade. O ar seco predomina e pequenas áreas como no Rio Grande do Sul e na fronteira de Rondônia com a Bolívia.

 

É esta grande disponibilidade de umidade e o ar quente que predomina sobre o Brasil que gera as nuvens muito carregadas que provocam os temporais. Desde o início desta semana, grandes volumes de chuva, acima de 70 mm em 24h foram observados em diversos locais de todas as Regiões do Brasil.

A Região Norte vem registrando volumes de chuva excepcionais desde o dia 17 de dezembro por causa da intensa atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

 

O predomínio de ar quente e úmido sobre o Brasil é comum nesta época do ano. As situações de massas secas podem ocorrer, mas em geral não se prolongam por muitos dias.

Nesta quinta-feira, muitas nuvens carregadas vão crescer pelo Brasil e todas as Regiões podem ter temporais. A menor chance de chuvas intensas é sobre o Distrito Federal, o centro-norte e o leste de Goiás, o norte de Minas Gerais, o interior da Bahia, o sul do Piauí, Sergipe, Alagoas e o interior de Pernambuco.

Na sexta-feira e no primeiro fim de semana do verão, o sistema de alta pressão Subtropical o Atlântico Sul, conhecido como ASAS, terá maior influência sobre o Brasil. Isto vai diminuir a umidade e as condições para chuva em parte do Sudeste, do Nordeste e do Centro-Oeste. Mas o risco de chover forte ainda será alto muitas áreas do país.

A última frente fria de 2016 deve passar apenas sobre o Sul do Brasil entre os dias 26 e 28 de dezembro. Sua massa polar é fraca massa polar e não terá força para aliviar o calor.