ZCIT perde força no NE

04/01/2017 às 12:57
por Angela Ruiz

Oferecimento
Como fica o tempo nos próximos dias?

O calorão no Brasil tem sido notícia desde o fim de 2016 e os primeiros dias do novo ano tem sido de muito calor no Nordeste do Brasil.  Temperaturas elevadas, perto dos 40°C tem sido registradas em algumas localidades nordestinas.

 

Segundo o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura registrada ontem (02/01), no Piauí,  foi de 38,6°C, na cidade de Oeiras. O termômetro também subiu em São Raimundo Nonato, 38,3°C. No Ceará, a maior temperatura máxima ocorreu em Jaguaruana, com 38,1°C. Mas, ainda segundo o Inmet, a maior temperatura registrada ontem (02/1) em todo o Nordeste, ocorreu na cidade baiana de Ibotirama, onde o termômetro da estação registrou 39°C.

 

Na maior parte do Nordeste, o predomínio é do ar seco. A chuva fica concentrada no litoral, mas mesmo assim de forma passageira.

 

Um pouco de chuva

Nesta última terça-feira (3), nuvens carregadas se espalharam sobre o Ceará e o Piauí e voltou a chover em várias áreas destes estados, mas a instabilidade já enfraqueceu. Por volta do meio dia desta quarta-feira (4), o radar meteorológico operado pela Funceme – Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – não detectava chuva no interior e no litoral do Ceará.  

 

 

ZCIT – Zona de Convergência Intertropical 

A chuva no Ceará está associada com a proximidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical. Este é um sistema meteorológico típico do verão no Brasil e é responsável por grande parte da chuva que ocorre no Ceará e em outros estados do Nordeste no durante o ano. No decorrer desta semana, as áreas de instabilidade da ZCIT vão perder força, mas as pancadas de chuva continuarão ocorrendo na faixa litorânea por causa do calor e da alta umidade.