Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Muita chuva no Norte e Nordeste do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

O Norte e o Nordeste do Brasil registraram chuvas fortes e volumosas ao longo desta semana. O Amazonas e o Pará ficaram entre os estados brasileiros que registraram chuva forte e volumosa nesta sexta-feira, 12 de abril. A forte atividade da Zona de Convergência Intertropical tem contribuído com grande fluxo de umidade em direção a estas regiões, estimulando a formação das nuvens de chuva.

 

Foto: Belém (PA), por Ludmila Silva


No Amazonas, apenas na região de Manaus foram cerca de 83 mm acumulados em 5 horas de chuva. A região Manacapuru registrou 63,2 mm em apenas 1 hora e acumulou quase 94 mm entre 21 horas do dia 11 e 21 horas de 12 de abril.  Também choveu forte na região de Urucará com 59 mm acumulados em poucas horas. Todos os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia.


No Pará, a região de Salinópolis acumulou 93,8 mm entre 21 horas do dia 11 e 21 horas de 12 de abril. Em Santarém choveu 106 mm em apenas 6 horas, pela medição do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

 

No Nordeste, a chuva caiu volumosa na sexta-feira, 12, sobre o áreas do Ceará. O Inmet registrou 80,4 mm em Iguatu e 70,2 mm em Morada Nova, entre 1 horas do dia 11 e 21 horas de 12 de abril. Em Fortaleza choveu 75 mm entre os dias 9 e 10 de abril e em 12 dias o acumulado de chuva já é de 142 mm.

 

 

Fim de semana de muita chuva no Norte e no Nordeste


A Zona de Convergência Intertropical vai permanecer bastante ativa sobre a costa norte do Brasil mantendo as condições para formação de muitas nuvens carregadas no extremo norte do Brasil. 


Pancadas de chuva frequentes e com moderada a forte intensidade podem ocorrer em áreas de quase todos os estados do Norte e do Nordeste. 


O Acre, o norte de Roraima, o interior da Bahia, da Paraíba, o agreste de Pernambuco e o sertão de Alagoas e de Sergipe ficam fora do risco de chuva forte.


Alerta neste sábado para temporais especialmente no noroeste do Amazonas Pará, Amapá, Maranhão , Piauí e Ceará. No domingo, o risco para temporais é maior no Amapá, Pará, norte do Tocantins e Maranhão.


Entre as capitais, há risco de chuva moderada a forte neste fim de semana em Natal, Fortaleza, Teresina, São Luís,Belém, Macapá, Palmas, Manaus, Porto Velho.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias