10 cidades históricas para conhecer no Brasil

06/01/2017 às 15:12
por Redação

Atualizado 23/05/2017 às 17:17

Oferecimento
Escolha seu roteiro e viaje pelo tempo!

O Brasil é conhecido por suas praias belíssimas, mas a verdade é que o país vai muito além da água salgada e do Clima tropical. Existem várias cidades que preservam monumentos valiosos e merecem fazer parte do roteiro da sua viagem. Para você se encantar com a herança deixada pelos colonizadores, o Hotel Urbano (HU) separou 10 cidades históricas para conhecer no Brasil, que prometem fascinar qualquer viajante! Confira as dicas e programe seu roteiro de turismo histórico:


Paraty (RJ)
Paraty não é só um destino rico em praias paradisíacas. A cidade do litoral fluminense é uma mistura charmosa de belezas naturais e construções antigas. A região abriga diversas igrejas. A mais famosa é a Nossa Senhora dos Remédios. Além da arquitetura riquíssima, Paraty foi importante na rota de ciclo do café e, atualmente, é considerada Patrimônio Histórico Nacional.


Ouro Preto (MG)
Com uma estrutura arquitetônica colonial, Ouro Preto é uma das principais cidades do circuito histórico de Minas Gerais. O local foi tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1980 e ainda guarda vestígios dos séculos passados. A região foi palco da Inconfidência Mineira e preserva igrejas barrocas que proporcionam uma verdadeira viagem no tempo.


Petrópolis (RJ)
O Museu Imperial, o Palácio de Cristal e o Palácio de Quitandinha. Esses são apenas alguns dos atrativos da maior cidade da região serrana do Rio De Janeiro. Com sua arquitetura preservada, Petrópolis abriga verdadeiras preciosidades do passado. O local foi fundado por Dom Pedro II em 1843 e ficou conhecido como “Cidade Imperial”. A região foi palco de importantes acontecimentos históricos e conserva traços da realeza.


Salvador (BA)
É impossível pensar em Salvador e não lembrar das ruelas com casarões coloridos do Pelourinho. A história toma conta das ruas da região. E não é à toa. A primeira capital brasileira teve papel fundamental na conquista da Independência do Brasil. A cidade baiana foi tombada como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1985 e é uma verdadeira obra prima da arquitetura colonial.


Porto Seguro (BA)
Se engana quem pensa que Porto Seguro vive apenas de belezas naturais. A região também teve papel fundamental na colonização do país e, atualmente, é considerada um Patrimônio Histórico. Afinal, a cidade da Bahia marcou a chegada dos portugueses ao Brasil quando foi avistada por Pedro Álvares Cabral no ano de 1500. As construções históricas surgiram logo depois e lá permanecem até hoje. A Igreja de Nossa Senhora da Pena e a Praça Pero Campos de Tourinho são alguns exemplos de estruturas arquitetônicas que foram mantidas.


Rio de Janeiro (RJ)
Do Período Imperial à Proclamação da República, o Rio de Janeiro preserva monumentos históricos inconfundíveis, como o Teatro Municipal e a Academia Brasileira de Letras. A cidade maravilhosa já foi capital da colônia portuguesa e, atualmente, é uma mistura de presente e passado. De um lado, um aglomerado de prédios sofisticados dá vida à modernidade. Do outro, construções antigas marcam o cenário urbano.


Tiradentes (MG)
Considerada Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Tiradentes é uma das mais antigas povoações do sul de Minas Gerais. A cidade também foi cenário da Inconfidência Mineira e abriga igrejas barrocas do século 18. A Matriz de Santo Antônio é uma das construções mais famosas do local. A igreja possui detalhes em ouro e carrega traços do renomado escultor Aleijadinho. O Chafariz de São José e o Museu Padre Toledo são outras atrações imperdíveis de Tiradentes.



Olinda (PE)
Além de oferecer um dos melhores carnavais do Brasil, a cidade vizinha de Recife merece atenção pela sua importância histórica. A Igreja da Sé, o Convento de São Francisco, a Ladeira da Misericórdia e o famoso Mosteiro de São Bento dão vida ao passado em Olinda. E é com praias encantadoras, casinhas coloridas, igrejas lindíssimas e muito verde que a cidade pernambucana recebe o título de uma das localidades coloniais mais bem preservadas do país.


Porto Alegre (RS)
Em Porto Alegre, o passado se une ao futuro. Com a chegada dos portugueses, a urbanização tomou conta da cidade gaúcha, que deu as boas-vindas à modernidade sem abrir mão da riqueza dos tempos antigos. A Rua das Andradas é o ponto de partida para conhecer o centro histórico da capital do Rio Grande do Sul. Lá você encontra a Praça Marechal Deodoro e o Teatro de São Pedro, que são alguns dos principais pontos turísticos de Porto Alegre.


Diamantina (MG)
Cidade do interior de Minas Gerais ganhou fama com a descoberta dos diamantes e foi o principal centro de extração de pedras preciosas do Brasil. A região ainda foi berço do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek e recebeu o título de Patrimônio Histórico Nacional. Diamantina tem grande importância para a história do país, é repleta de construções coloniais e ainda possui uma gama extensa de cachoeiras.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

8mm / 90%