Alerta para mais temporais no Sul

06/01/2017 às 22:15
por Josélia Pegorim

Atualizado 08/01/2017 às 12:55

Oferecimento
Tempo permanece instável

A chuva não deu trégua ao Sul do Brasil desde o início de 2017. A primeira semana de janeiro termina com muita chuva nos três estados da Região Sul. A umidade do ar elevada, o ar quente e a proximidade com uma forte e persistente área de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina e o Paraguai permitiram a formação de muitos aglomerados de nuvens bastante carregadas por toda a Região. A passagem de frentes frias pelo mar, ainda que fracas, também contribuíram para manter o tempo muito instável. Em diversas áreas do Sul, o acumulado de chuva de 96h, entre o começo da noite do dia 2 e o início da noite de 6 de janeiro superava os 100 mm.

 

A tabela mostra os municípios que já acumulavam mais de 120 mm no período entre 19h do dia 2 até 19h de 6 de janeiro.

 

 

Em grande parte da Região Sul, a média de chuva para o mês de janeiro varia de 150 a 200 mm. Quantidades de chuva da ordem de 120 mm representam no mínimo metade da média de chuva para o mês.

 

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

 Duas novas frentes frias vão passar pelo Sul do Brasil nesta semana. Além disso, o fluxo de ar quente e úmido que vem do interior do continente e com a circulação de ventos favorável à formação de nuvens vão ajudar no crescimento de nuvens carregadas. Novos temporais ainda são esperados para os próximos dias. Pode voltar a chover forte inclusive nas três capitais. Além da chuva volumosa em poucas horas, com potencial para alagamentos nos centros urbanos, a população da Região Sul deve ficar atenta para fortes rajadas de vento e muita atividade elétrica na atmosfera nos próximos dias. Muitos raios são esperados nos três estados pelo menos ate a próxima terça-feira. Os maiores acumulados de chuva devem ser observados entre o Oeste, o Centro e a Campanha gaúchos, e no leste do Paraná.

 

FASES DA LUA

  • Crescente
    19/07
  • Cheia
    27/07
  • Minguante
    06/07
  • Nova
    12/07

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03