Cavado em MS e MT, alta em GO e no DF

25/01/2017 às 17:12
por Josélia Pegorim

Atualizado 25/01/2017 às 18:45

Oferecimento
Veja como fica a chuva no Centro-Oeste

O ar quente e úmido predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil e nuvens carregadas cresceram por toda a região provocando temporais.

As áreas de instabilidade ficaram mais ativas nesta quarta-feira sobre o Mato Grosso do Sul e sobre o centro-oeste e o sul de Mato Grosso. Confira alguns volumes de chuva registrados em 12 horas pelo Instituto Nacional de Meteorologia

 

 

No fim da tarde, pancadas de chuva moderadas a fortes também eram observadas em áreas de Goiás e do Distrito Federal. Em Brasília, o INMET registrou 8,2 mm entre 15h e 16h (Brasília) e em Itumbiara (GO) choveu 11,6 mm no mesmo período.

 

Na imagem de satélite, as nuvens mais carregadas, com maior potencial para temporais, aparecem como manchas brancas e vermelhas.

 

 

 

Nesta quinta-feira, estas nuvens carregadas voltam a se formar por toda a Região Centro-Oeste. A população vai enfrentar mais um dia quente e abafado. Há risco de raios em todos os estados e as pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes em todos os estados. As capitais Cuiabá, Campo GrandeGoiâniaBrasília também estão sujeitas a chuva forte.

 

Cavado em MS e MT, ASAS em GO e no DF

As condições para chuva em Mato Grosso do Sul e no centro-oeste e sul de Mato Grosso são maiores do que Goiás e no Distrito Federal. A diferença é que até o sábado, o Mato Grosso do Sul e o no centro-oeste e sul de Mato Grosso vão ficar sob a influência de um cavado e Goiás e o Distrito Federal vão ter cada vez maior influência de um sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS - Alta (pressão) Subtropical do Atlântico Sul.

 

O mapa acima representa a circulação no nível de pressão de 500 hPa, aproximadamente 6000 metros de altitude, prevista para o horário de 12 UTC (10h em Brasília) de 26/01/2017.

As letras A dentro da área circundada com setas no sentido horário indicam centros de alta pressão atmosférica. A letra B dentro da área circundada por setas no sentido horário indica uma baixa pressão atmosférica. Os números 5925 hPa e 5950 hPa indicam o valor máximo da pressão atmosférica no centro do sistema. Estes valores são tecnicamente muito elevados e indicam altas pressões fortes.

Estas duas circulações de vento serão observadas nos próximos dias na altitude de aproximadamente 6 mil metros. A alta pressão, que tem uma circulação de ventos no sentido anti-horário, reduz a umidade no ar, a nebulosidade e as condições para a chuva. Já o cavado é uma circulação de ventos no sentido horário e facilita a formação e o crescimento das nuvens carregadas. O cavado aumenta a chuva e alta pressão reduz a chuva.

A alta pressão que está na costa do Chile vai avançar para o norte da Argentina. A alta pressão que está no Atlântico vai avançar em direção ao Sudeste e influenciar Goiás e o Distrito Federal.

 

Saiba mais sobre altas e baixas pressões na atmosfera

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

33°
max

25mm / 80%

Campo Grande - MS

21°
min

28°
max

15mm / 80%