Oferecido por
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está mais ativa na costa norte no Brasil e já ajudou a aumentar a chuva no litoral da Paraíba. A capital João Pessoa já teve chuva forte nesta manhã, reportada pelo aeroporto local, por volta das 11 horas, no horário de Brasília. A visibilidade horizontal no aeroporto chegou a baixar para 1.500 metros.
Nesta terça-feira (31), ainda podem ocorrer várias pancadas de chuva, com risco de chuva forte, no litoral da Paraíba e do Rio Grande do Norte. A ZCIT também influencia o tempo no litoral do Ceará, inclusive em Fortaleza. O sol até aparece nessas áreas, mas há chance de chuva forte. O Piauí e o Maranhão podem ter pancadas de chuva com raios.
Pela imagem de satélite das 11 horas (horário de verão) é possível observar as áreas de instabilidade bem próximas da costa da Paraíba e do Ceará:
ZCIT traz chuva forte para áreas do Nordeste
Como será a chuva no começo de fevereiro?
Nos próximos dias, o litoral do Ceará ainda terá pancadas de chuva frequentes. Na parte leste do Nordeste a chuva diminui de novo, apenas com previsão de chuvas passageiras e muito localizadas na faixa litorânea e na zona da mata dos estados.
Por outro lado, o oeste da Bahia fica mais instável e as pancadas de chuva retornam, com risco de chuva forte. Localidades do oeste poderão receber até 100 mm de chuva até o dia 5 de fevereiro.
Veja no mapa o acumulado de chuva estimado para todo o Nordeste até 5 de fevereiro:
Veja também:
4 lugares para curtir um pôr do sol no Brasil