Oferecido por
Temporal na Baixada Fluminense
As nuvens carregadas que avançaram sobre o Grande Rio na noite desta quinta-feira, 2 de fevereiro, provocaram chuva forte e muito volumosa em alguns locais. A chuva mais forte até às 22h havia ocorrido sobre a Baixada Fluminense
O CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 78,9 mm em Magé (Beco do Saci) entre 18h50 e 21h50. No mesmo período choveu 61,4 mm em Nova Iguaçu (E.M.Adrianópolis) e 30,4 mm na ilha de Paquetá.
Na região serrana, em Petrópolis, choveu 32,5 mm na região de Araras, 32,2 mm na Vila Constância e 30,5 mm no Vale do Cuiabá, também entre 18h50 e 21h50.
Em Duque de Caxias (Xerém), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 53,4 mm em apenas 2 horas, entre 19h e 21h.
Na cidade do Rio, na região da Vila Militar choveu 17,8 mm entre 18h e 21h.
As áreas de instabilidade persistem pela noite, mas devem enfraquecer gradualmente. No entanto, voltam se intensificar nesta sexta-feira e todo o estado do Rio De Janeiro estará sujeito a chuvas fortes novamente a partir da tarde.
Muita chuva está sendo esperada para o RJ nos próximos dias
Chuva se espalha sobre o RJ
Radares meteorológicos mostram que a chuva se espalha cada vez mais sobre o estado do Rio de Janeiro. Por volta das 18h45, a chuva caía forte em várias áreas da Costa Verde, do Médio Paraíba, no oeste do Grande Rio. O CEMADEN registrou 35,6 mm em Mesquita entre 17h50 e 18h50. É muita chuva! No mesmo período choveu 19,4 mm em Itaboraí.
A chuva se espalha também sobre a cidade do Rio e região serrana nesta noite.
Vento forte
As nuvens carregadas que chegaram a zona oeste do Rio de Janeiro provocaram rajada de vento de 51 km/h no Campo dos Afonsos, às 18h
Chuva forte
Confira alguns volumes de chuva registrados entre 17h30 e 18h30 pelo CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - pelo Instituto Nacional de Meteorologia
Mesquita: 16,4 mm
Angra dos Reis (Frade): 9,0 mm
Seropédica (Dom Bosco): 5,1 mm
Seropédica (INMET): 14,4 mm
A umidade aumentou sobre o estado do Rio de Janeiro neste início de fevereiro e nuvens carregadas voltaram a se formar em várias regiões do estado, inclusive na cidade do Rio.
Por volta das 17 horas, o radar meteorológico do Sumaré, operado pelo alerta Rio-Prefeitura do Rio de Janeiro detectava chuva forte na zona oeste carioca.
As áreas de instabilidade vão se espalhar mais sobre o Grande Rio e até a noite as pancadas de chuva devem ocorrer também nas outras regiões da cidade do Rio. Há risco de temporais em alguns locais.
Acompanhe a chuva pelo Radar RJ
Nuvens carregadas voltaram a crescer também no norte do estado do Rio de Janeiro indicando que o nível de umidade aumentou. Na imagem de satélite das 17 horas (Brasília, 19:00Z ou UTC), estas nuvens aparecem como manchas azuladas.
Calor no Rio
Fevereiro começou muito quente na cidade do Rio. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 38,0°C de temperatura máxima na tarde desta quinta-feira, 2 de fevereiro. O registrou foi na zona oeste do Rio, em Santa Cruz.
O calor diminui com a chuva e aumento da nebulosidade nos próximos dias.
Mais chuva para o RJ
Grandes mudanças ocorrem sobre a Região Sudeste neste início de fevereiro e volta a chover no Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no centro-norte de Minas Gerais.
Veja a matéria: Chuva para o RJ, MG e ES