Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Risco de chuva forte no RJ

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Áreas de instabilidade voltaram a se formar sobre o Rio De Janeiro e provocaram temporais na quinta-feira, 2 de fevereiro em várias locais.

    Estas áreas de instabilidade continuam sobre o estado do Rio nesta sexta-feira e voltam a se intensificar provocando mais chuva especialmente à tarde e à noite. A sexta-feira será abafada, com muitas nuvens e com previsão de pancadas de chuva com raios principalmente à tarde e à noite. Todo o estado do Rio de Janeiro estará sujeito a chuvas fortes. Há risco de raios e de ventos fortes.

    Veja detalhes da previsão para a cidade do Rio de Janeiro

     

    Fim de semana

    O primeiro fim de semana de fevereiro também será com tempo bastante instável no estado do Rio de Janeiro. As pancadas de chuva poderão ser fortes ainda especialmente à tarde e à noite.

     

     

    Chuva à vista

     Calor no Rio de Janeiro tem até demais, mas faltava uma melhor distribuição de umidade que permitisse que as nuvens carregadas se formassem por todo o estado e não ficassem concentradas no sul fluminense, como aconteceu durante quase toda a segunda quinzena de janeiro de 2017.

    As nuvens carregadas não estavam se formando com frequência sobre o norte do estado do Rio e nem na região dos Lagos e no Grande Rio por causa da forte atuação da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Como todo sistema da alta pressão atmosférica, a ASAS inibe a formação e o crescimento de grandes nuvens.

     

    Sai ASAS e entre baixa pressão

    Uma grande mudança no tempo começou a ocorrer nesta quinta-feira e áreas de instabilidade voltaram a se espalhar sobre o estado do Rio de Janeiro. Nuvens carregadas cresceram também no norte do estado.

    O que mudou? A diferença agora é que a ASAS não está mais atuando forte sobre o Sudeste e vai continuar afastada do Brasil por vários dias.

     

    Entenda como funcionam as altas e baixas pressões atmosféricas

     

    No lugar de uma alta pressão, o Rio de Janeiro, e também Minas Gerais e o Espírito Santo vão passar vários dias sob a influência de baixas pressões marítimas e de circulações de vento ciclônicas (cavados). Baixas pressões e cavados ajudam a formar muitas nuvens e chuva.

    Muita chuva está sendo esperada para o RJ nos próximos dias. As pancadas serão frequentes e podem ser fortes.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias