Semana com chuva de verão no Centro-Oeste

06/03/2017 às 16:37
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ar vai ficar mais seco no DF

As áreas de instabilidade formadas pelo calor e a alta umidade do ar favoreceram novamente a ocorrência de pancadas de chuva por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e até o sul de Goiás neste início de semana. Já o Distrito Federal e o centro-norte de Goiás estão menos favorecidos pela chuva nos últimos dias.


Entre domingo (5) e esta segunda-feira (6) o volume de chuva atingiu 31,8 mm em Jataí (GO) e 31,8 mm em São Simão (GO). Em Juti (MS), o acumulado chegou a 50,8 mm, em Aquidauana choveu 44,4 mm e em Rio Brilhante 40,8 mm. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e foram contabilizados no período de 24 horas. 

 

Semana com pancadas de chuva de verão 

Nesta terça-feira (7) e nos próximos dias as características do tempo no Centro-Oeste serão bem típicas da estação. O sol vai aparece por várias horas no dia, faz calor e ocorrem pancadas de chuva entre à tarde e a noite, resultado do forte abafamento na Região. Especialmente o oeste e norte de Mato Grosso ficam um pouco mais instáveis e há previsão de pancadas de chuva também no começo do dia. São as áreas onde serão observados os maiores volumes de chuva até o sábado (11).   


Nas últimas semanas, a região do Alto Araguaia, em Mato Grosso, próxima a divisa com o Pará e o Tocantis vem sofrendo com o excesso de chuva e de lama, deixando estradas intransitáveis. Ao longo dessa semana, há previsão de mais chuva para essa região em forma de pancadas, em geral a partir da tarde.  

 

Ar seco ganha força no centro-norte de GO e no DF

No final da semana, o avanço de uma massa de ar seco sobre o centro-norte de Goiás e o Distrito Federal reduz ainda mais a chuva nesta parte do Centro-Oeste. O sol vai predominar e a chance de chuva será pequena. 

Veja no mapa os volumes de chuva estimados para todo o Centro-Oeste até a sexta-feira que vem: 


Acompanhe a previsão do tempo para todo o Centro-Oeste!