Semana de pouca chuva BA, SE, AL

06/03/2017 às 12:59
por Angela Ruiz

Atualizado 06/03/2017 às 14:57

Oferecimento
ZCIT ganha força na costa norte

A semana começou sem uma gota de chuva sobre a Bahia, Sergipe, Alagoas. Uma massa de ar seco e quente predomina sobre estas áreas inibe a formação de nuvens de chuva. O calorão é grande. No último domingo (5), de 10 cidades brasileiras que registraram as maiores temperaturas máximas, 7 eram da Bahia. De acordo com dados do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, em Bom Jesus da Lapa, os termômetros chegaram aos 37,5°C. Em Paulo Afonso, 37,2°C e em Itaberaba e Queimadas, a temperatura máxima foi de 36,9°C.

 

 

No decorrer desta segunda-feira (6), pancadas de chuva com raios acontecem entre o Maranhão e o Piauí e não dá para descartar o risco de chuva forte em alguns momentos. Nas demais áreas, a chuva ocorre de forma passageira.

 

Fique de olho na previsão para o Nordeste

 

Nesta terça-feira (7), a ZCIT – Zona de Convergência Intertropical ganha força na costa norte do Nordeste e chove de moderada a forte intensidade em alguns momentos do dia entre o litoral norte do Maranhão até João Pessoa. Nos próximos dias, a instabilidade deste sistema juntamente como calor e alta umidade vão espalhar muitas nuvens carregadas pelo interior nordestino levando inclusive um pouco de chuva para áreas da Bahia.  

 

A meteorologista Josélia Pegorim analisa a distribuição da chuva sobre o Brasil na primeira quinzena de março de 2017. Assista:

 

CIDADES RELACIONADAS

João Pessoa - PB

24°
min

30°
max

5mm / 60%