Chuva fica concentrada na faixa litorânea do NE

04/05/2017 às 16:39
por Angela Ruiz

Atualizado 04/05/2017 às 16:40

Oferecimento
Tempo seco no interior do Nordeste

A primeira semana de maio está sendo marcada pelo tempo seco no interior do Nordeste do Brasil. A chuva está concentrada na faixa litorânea da Região. Abaixo você observa o mapa de chuva acumulada até o dia 09/05 que mostra volumes de chuva entre 70 e 100mm na costa norte do Nordeste. Observe também que quase ou nenhuma chuva é registrada entre o sul do Piauí e o oeste da Bahia.

 

 

Nesta sexta-feira, (05), o vento úmido que sopra do mar deixa o tempo instável com chuva a qualquer hora do dia no litoral da Bahia. Não é um tempo completamente fechado, mas não dá para descartar o risco de chuva forte em alguns momentos do dia. No litoral do Maranhão, apesar de o dia começar com bastante sol ocorrem pancadas de chuva acompanhadas de raios a partir da tarde. Nas demais praias do Nordeste, a chuva acontece de forma passageira. Pelo interior dos estados, o predomínio é da massa de ar seco que inibe a formação de nuvens de chuva. Os níveis de umidade do ar ficam baixos em torno de 30%, inclusive no fim de semana.

 

No sábado (06), o tempo fica mais carregado com chuva a qualquer hora do dia entre o litoral da Paraíba e de Alagoas. No litoral do Maranhão e do Piauí, as pancadas de chuva acontecem a partir da tarde. Nas demais praias nordestinas, a chuva é fraca e passageira. Pelo interior da região, muito  sol, calor e tempo seco.

 

No domingo (07), as condições de chuva aumentam em toda costa norte do Nordeste e no litoral entre Natal e Recife. Há risco de chuva forte nestas localidades. O aumento da chuva está associado à proximidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical que colabora para a formação de nuvens mais carregadas. Do litoral sul da Bahia até Alagoas, chuva passageira.  

 

Volume de chuva

Nuvens carregadas se espalharam sobre várias cidades do Nordeste e choveu forte entre os dias 03 e 04 de maio. De acordo com o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9h do dia 03/04 e 9h desta quinta-feira (04), foram acumulados 67,2 milímetros em Quixeramobim. Deste total, 50 milímetros caíram em apenas 1 hora, entre 1 e 2 horas da madrugada.

 

Em Sergipe, choveu forte também em Itabaiana. No mesmo período, foram registrados 62,8 milímetros e em Carirá, 56,8 milímetros.   

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a distribuição e o volume de chuva sobre o Brasil no período de 15 dias, até 18 de maio de 2017. Assista aqui 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

24°
min

31°
max

5mm / 67%

Recife - PE

25°
min

30°
max

20mm / 83%