Umidade baixa deixa Anápolis (GO) em alerta

09/05/2017 às 16:41
por Angela Ruiz

Atualizado 09/05/2017 às 20:55

Oferecimento
Ainda chove em parte do MS e de MT

A massa de ar seco que cobre a região central Brasil derrubou ainda mais os índices de umidade no Centro-Oeste. Nesta tarde de terça-feira (09), algumas cidades do estado de Goiás entraram em atenção/alerta por causa do ar seco. Por volta das 15 horas, o aeroporto da região de Anápolis registrava umidade relativa do ar de 18% . Em Catalão, o índice de umidade era de 20%, e, em Goiânia 21%. 

Em Brasília, o ar também seco nesta terça-feira e o Instituto Nacional de Meteorologia registrou apenas 26% de umidade no ar às 15 horas. 

 

 

 

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, nesta quarta-feira (10), todo o estado de Goiás, o sul, leste, norte centro do Mato Grosso e as cidades do Mato Grosso do Sul que fazem divisa com oeste de São Paulo e sul de Goiás, ficam sob o domínio desta massa de ar seco que inibe a chuva.   A população deve estar atenta aos índices de umidade relativa do ar que podem alcançar novamente índices abaixo de 20% em algumas localidades.

 

Um pouco de chuva em MS e em MT

No sul e oeste de Mato Grosso do Sul, há previsão de pancadas de chuva de moderada a forte intensidade com raios. Em Campo Grande e no oeste de Mato Grosso, também deve chover a partir da tarde.  Mas o tempo também deve secar nestas áreas na quinta e na sexta.

As condições para chuva no Centro-Oeste aumentam no fim da semana.

 

Ar seco 

Os principais efeitos da baixa umidade são secura na garganta, nos olhos e problemas respiratórios. O ar seco é preocupante, já que no outono/inverno, é comum a umidade relativa do ar nas grandes cidades cair até abaixo dos 30%. O ideal, de acordo com a OMS - Organização Mundial de Saúde, é que ocorra uma variação entre 50 e 80%. É por isso que, quando os níveis estão entre 21 e 30%, as regiões entram em estado de atenção.

 

A população deve se manter informada com a defesa civil de seus estados, mas independentemente de qualquer aviso, a hidratação através da ingestão de muito líquido torna-se importante. Além de uma boa hidratação deve se evitar atividades físicas ao ar livre no período entre 10 e 17h, além de evitar grandes aglomerações. 

 

Acompanhe a previsão para o Centro-Oeste 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

30°
max

25mm / 80%

Campo Grande - MS

21°
min

26°
max

30mm / 90%