Será que esse lixo é seu?

25/05/2017 às 14:47
por Maira Di Giaimo

Atualizado 25/05/2017 às 22:04

Oferecimento
Em 50 anos, podemos ter mais plástico no mar do que peixes.

Todos os anos, milhões de toneladas de lixo são despejadas no oceano. Aquela casca de banana que você jogou fora, a caixa de papelão que trouxe seu novo celular pra casa e, às vezes, até a geladeira que você não quis mais, pode ter ido parar no mar. No entanto, o material mais encontrado nos nossos oceanos é o plástico.  O oceanógrafo Alexander Turra explica que, “devido à durabilidade e flutuabilidade, o material (muitos polímeros flutuam na água do mar) acaba sendo persistente e amplamente disperso pelas correntes marítimas. Outros resíduos, como metais, vidro ou concreto afundam rapidamente e não se tornam tão visíveis”. São toneladas e toneladas de plástico despejados no mar, que podem ser ingeridos e matar animais marinhos. Segundo um relatório preparado pela Fundação Ellen MacArthur, em 2016, estima-se que em 2050 haja mais itens plásticos (em peso) no mar do que peixes!

 

Mas, esse lixo é seu?

O lixo que está no oceano pode vir de fontes marinhas, como de navios e da pesca. No entanto, 80% vêm de fontes terrestres. Então, esse lixo é seu!  As cidades litorâneas, como muitas vezes despejam o lixo direto no mar, são grandes responsáveis pelo descarte desse material nos oceanos. Porém, a sujeira jogada nos rios e estuários que correm pelo interior do país, eventualmente, também vai parar no mar. Turra destaca “Ênfase deve ser dada as áreas de ocupação irregular, aonde não chegam serviços de coleta e tratamento de esgotos e de coleta e destinação final de resíduos sólidos”.

 

 

Tá, mas e eu com isso?

Além dos impactos na vida marinha e no meio ambiente, o lixo nos oceanos pode te afetar diretamente. Sabe aquele feriadão no litoral? Agora imagina como seria se aquela praia linda que você frequenta ficasse cheia de lixo. Esse é um dos impactos estéticos associado ao problema. Parte dos plásticos e outros resíduos que foram jogados nos oceanos acabam parando na costa e ainda por cima deixam a água imprópria para aquele seu banho de mar. Dessa forma, todo o turismo da região é prejudicado.

 

 

E agora?

Uma solução fácil e pouco utilizada é a reciclagem. De novo esse papo de reciclagem? Pois é, apesar de muito falado e simples de fazer, ainda são poucos aqueles que separam seu lixo. No Brasil, apenas 3% do lixo é reciclado segundo estimativa feita pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) em 2014. Reciclar não é nada complicado. Basta ter dois cestos de lixo e separar o que é orgânico (restos de alimentos) do que é reciclável (plástico, vidro, papel, etc).  O ideal é dar uma lavada nos recipientes que você vai reciclar, para retirar os resíduos de alimento.

 

 

 

 

Tá, então é só separar o lixo e o problema acaba? Seria ótimo, mas acontece que os programas de coleta seletiva não chegam a todas as regiões do país. Em um estudo realizado pelo Cempre, Compromisso Empresarial para a Reciclagem, observa-se que 85% dos brasileiros podem até fazer a separação, mas não vai passar um caminhão especial em suas casas para levar o material separado para o destino correto. Ou seja, das mais de cinco mil cidades do país, apenas 1055 tem programas de reciclagem.

 

Funções de cada setor em relação ao lixo plástico nos oceanos

                                                                                                        Fonte: Douglas Vieira da Silva

 

A resolução do problema precisa partir da iniciativa das pessoas, do governo e também das indústrias do plástico, como indica o infográfico acima. “O Setor plástico pode criar incentivos para empresas que possuem boas práticas ambientais, como o Pellet Zero. Além disso, pode trabalhar junto com outros setores econômicos para fomentar ações ou dar incentivos ao poder público e ao terceiro setor para realização de trabalhos preventivos, seja na linha da educação ou gestão de resíduos”, diz Turra.

 

Então, para evitar que o plástico e outros tipos de lixo parem no oceano, é preciso que vários setores da sociedade se juntem como mostra o quadro acima. E você? Já começou a fazer sua parte?