Chuva retorna ao Sul do Brasil neste domingo

03/06/2017 às 15:43
por Bruno Maon

Atualizado 03/06/2017 às 15:44

Oferecimento

Após uma curta trégua, o Sul do Brasil volta a ter chuva forte neste domingo (4). O sistema de alta pressão que inibiu a formação de nuvens de chuva neste sábado (3) sobre a Região, desloca-se para alto-mar. Além disso, a atuação de um cavado em superfície associado a um sistema de baixa pressão centrado no norte do Paraguai deve ajudar a formar áreas de instabilidade no oeste da Região Sul, que serão reforçadas ainda pelo escoamento de ar quente e úmido da região amazônica, conhecido como Jatos de Baixos Níveis. Em cidades como Foz do Iguaçu/PR, Cascavel/PR, Chapecó/SC e Frederico Westphalen/RS o dia já amanhece chuvoso. Ainda pela manhã essa chuva se espalha por mais locais do oeste do Paraná, do interior de Santa Catarina e do norte do Rio Grande do Sul. A partir da tarde é alto o risco de temporais em todas essas áreas, com elevados volumes de chuva, raios e rajadas de vento. Não se descarta, inclusive, queda de granizo em pontos isolados.

 

Na noite de domingo, com a passagem de uma frente fria pelo oceano, as instabilidades ficarão organizadas sobre o Sul do país, e aumenta ainda mais o risco de tempo severo.  A segunda-feira (5) já amanhece com temporais em grande parte do Paraná, em especial no norte e oeste do estado.  Chove desde cedo também no norte de Santa Catarina, ainda com risco de chuva volumosa. Nas outras áreas catarinenses e no norte do Rio Grande do Sul, a nebulosidade persiste ao longo dia, mas a chuva diminui.

 

Na terça-feira (6) a chuva fica concentrada no norte e leste do Paraná. Tempo firme no Rio Grande do Sul com a atuação de uma massa de ar frio e seco, que deve manter a temperatura baixa no estado.  Na quarta-feira (7) as instabilidades enfraquecem sobre o Sul do país, mas já na quinta-feira (8) há expectativa de retorno dos temporais por conta de um sistema de baixa pressão que se formará sobre a região e dará origem a uma nova frente fria.

Confira no mapa abaixo o acumulado de chuva previsto para o Sul do Brasil entre domingo (4) e quinta-feira (8). Grande parte do interior da Região deve acumular mais de 100mm.