Serra da Mantiqueira terá frio e geada no fim de semana

23/06/2017 às 11:12
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperaturas entre 0°C e 5°C nas cidades mais elevadas

A região da Serra da Mantiqueira na divisa entre São Paulo, Minas Gerais e o Rio De Janeiro teve uma madrugada gelada nesta sexta-feira. Vários locais registraram temperaturas abaixo dos 5°C.

 

 

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura na região foi 3,2°C em Monte Verde, no Sul de Minas Gerais. Na mesma região, Maria da Fé registrou 4,2°C. Em São Paulo, a temperatura baixou até 4,8°C em Campos do Jordão e no Rio de Janeiro, no Parque Nacional do Itatiaia, a estação meteorológica localizada a 2470 m de altitude registrou 4,2°C.

 

A temperatura caiu de 2°C a 4°C em relação à madrugada da quinta-feira, mas o resfriamento não foi provocado pela entrada de mais ar polar. Existe uma grande e forte massa de ar polar sobre o oceano, ao largo da costa do Sudeste e do Sul do Brasil, mas a porção de frio mais intenso, o centro da massa de ar polar, está sobre o oceano desde a terça-feira e se afastando pouco a pouco do Brasil.

 

Subsidência

O que fez a temperatura baixar mais foi efeito de subsidência provocado por um grande sistema de alta pressão atmosférica que se intensifica sobre o Brasil, mas em níveis médios da atmosfera, em torno de 6 mil metros de altitude.

Entenda como a subsidência deixa a temperatura mais baixa à noite

 

 

 

 

 

Saiba mais sobre subsidência

  

Geada no fim de semana

O primeiro fim de semana do inverno, que começou oficialmente à 1h24 do dia 21 de junho, será frio na Serra da Mantiqueira. Por causa da forte subsidência do ar, deve esfriar um pouco mais e temperaturas ainda mais baixas poderão ocorrer. As cidades de maior altitude, acima de 1000 metros, como Monte Verde, Campos do Jordão, Maria da Fé, Passa Quatro e também a região de Visconde de Mauá, no sul do Rio de Janeiro, devem registrar temperaturas entre 0°C e 5°C no fim de semana. Muitas áreas podem amanhecer cobertas de geada por causa do frio intenso. Mas a geada que ocorrer não será forte e nem ampla para causar dano em plantações de café do Sul de Minas.

Se você quer curtir um fim de semana típico de inverno, com muito frio de manhã cedinho, então aproveite as condições do tempo do primeiro fim de semana do inverno. Na mala, roupas quentes para suportar o frio da noite, mas também roupas menos pesadas e de meia-estação para curtir o sol forte o dia todo.

 

Muito sol e céu azul!

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

10°
min

21°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

13°
min

25°
max

0mm / 0%